Parceria

Cooperação entre Brasil e Estados Unidos ainda tem a progredir apesar de avanços, diz ministro

A cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos tem avançado rapidamente, mas ainda tem muito a progredir, afirmou ontem (21) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, ao participar da 2ª Conferência Bilateral sobre Inovação, evento que ocorre em Washington

Agência Brasil
22/09/2010 18:03
Visualizações: 296
A cooperação entre o Brasil e os Estados Unidos tem avançado rapidamente, mas ainda tem muito a progredir, afirmou ontem (21) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, ao participar da 2ª Conferência Bilateral sobre Inovação, evento que ocorre em Washington.


De acordo com a assessoria do Ministério, Miguel Jorge destacou que a conferência, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), é uma “iniciativa fundamental” no sentido de aprofundar as relações Brasil-Estados Unidos. Ele deu como exemplo outra iniciativa que também tem estimulado a troca comercial entre os dois países: os laboratórios de aprendizagem em inovação, promovidos desde 2007, que “permitiram novas parcerias e sólidas redes de relacionamento, abrindo espaços para importantes negócios bilaterais”.


O ministro citou a extensão do acordo firmado em junho para resolver a disputa em torno dos subsídios americanos ao algodão. O Brasil ganhou na Organização Mundial do Comércio (OMC) o direito de impor sanções a produtos americanos em mais de US$ 800 milhões, mas o acordo entre os dois governos evitou a imposição de retaliações.


Ele lembrou também que o aumento da validade dos vistos de trabalho e de turismo, de cinco para dez anos, bem como a expansão do número de voos entre os dois países e os acordos nas áreas de metrologia e pesquisas de saúde “mostram como nosso relacionamento com os Estados Unidos tem avançado”.


A representante adjunta para o Comércio dos Estados Unidos, Miriam Sapiro, afirmou que o governo norte-americano “está interessado numa relação bilateral com novo tom, em que os dois países trabalhem juntos para identificar soluções mútuas e benéficas”.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13