Indústria naval

Continua negociação entre Transpetro e estaleiros

A negociação sobre os preços apresentados pelos estaleiros na licitação dos 26 navios da Transpetro está evoluindo, segundo avalia o presidente da estatal, Sérgio Machado. O executivo evita, no entanto, fixar prazo para assinatura dos contratos.


25/04/2006 03:00
Visualizações: 106

A negociação entre a Transpetro e os estaleiros que apresentaram propostas para a construção dos 26 navios que a estatal pretende encomendar está evoluindo, segundo a avaliação do presidente da estatal, Sérgio Machado. No entanto, o executivo evita definir prazo para a assinatura dos contratos.

A Transpetro assume duas frentes de negociação: com as siderúrgicas, para que os estaleiros possam adquirir o aço nacional a preços internacionais e com os estaleiros para a rever os planos de construção a fim de reduzir os preços apresentados na licitação. "Atualmente as negociações são mais com os estaleiros do que com as siderúrgicas, uma vez que o preços do aço tem uma baliza internacional", comentou Machado. O desconto de 30% oferecido pelas siderúrgicas ainda é considerado muito pequeno pela estatal.

As negociações dos estaleiros estão ocorrendo em paralelo, mas os contratos não serão assinados em conjunto. Ao invés de formar um pacote a idéia é assinar os contratos à medida que os acordos sejam fechados. Machado informou, ainda, que as negociações de redução dos preços apresentados pelos estaleiros são feitas de acordo com as realidades de cada tipo de navios e não por meio de uma proposta de redução percentual idêntica.

Apesar da incerteza quanto a data de assinatura dos contratos, o executivo mantem a previsão de lançamento do primeiro navio até o final deste ano.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13