Energia elétrica

Consumo e geração de energia no Brasil crescem 2% em março

Redação/Assessoria
05/04/2018 20:10
Visualizações: 130

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 31 de março indicam aumento de 2% no consumo e na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2017. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Em março, foram consumidos 64.949 MW médios no Sistema Interligado Nacional – SIN, montante 2% superior ao consumo no mesmo período do ano passado. A elevação no consumo tem influência direta das maiores temperaturas registradas em 2018.

No Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais), o consumo subiu 1,2%, índice que considera a migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Sem esse efeito na análise, o aumento alcançaria 3% no período.

O consumo no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (onde estão os consumidores de atividade industrial/comercial), apresentou elevação de 3,8%, número que leva em conta o impacto das novas cargas oriundas do ACR. Quando esse movimento é desconsiderado na análise, o consumo do ACL apresenta queda de 0,5%.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de metalurgia e produtos de metal (+5,9%) e manufaturados diversos (+0,9%) registraram aumento no consumo, mesmo sem o impacto da migração na análise, enquanto os maiores índices de retração, no mesmo cenário, pertencem aos segmentos de saneamento (-10,2%), bebidas (-4,8%) e transportes (-4,6%).

Já a geração de energia, em março, alcançou 68.314 MW médios, incremento de 2% em relação ao mesmo período de 2017. A produção das usinas hidráulicas (+3,5%), incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, e das usinas eólicas (+9,3%) cresceu, enquanto a geração térmica caiu 10,1% no período.

O InfoMercado Dinâmico também apresenta estimativa da produção das usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE, em março, equivalente a 117% de suas garantias físicas, ou 53.281 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 97%.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13