Energia elétrica

Consumo de energia no Brasil tem queda de 3,3% em novembro

Setores de saneamento (+11,9%), madeira, papel e celulose (+7,5%), metalurgia e produtos de metal (4%) registram aumento no consumo mesmo sem efeito da migração de novos consumidores.

Redação/Assessoria CCEE
11/11/2016 11:12
Consumo de energia no Brasil tem queda de 3,3% em novembro Imagem: Divulgação Visualizações: 126

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 8 de novembro indicam queda de 3,3% na geração e no consumo de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período do ano passado, considerando o impacto do feriado de Finados em 2015 haveria crescimento de 1,7%. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais. 

O consumo de energia no Sistema Interligado Nacional – SIN alcançou 59.320 MW médios com queda de 7,8% no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, impactada pela migração de clientes cativos para o mercado livre - ACL. Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, houve aumento de 11,6% no consumo, índice também influenciado pelo movimento de consumidores vindos do mercado cativo. Eliminando o impacto da chegada destas novas cargas, e considerando o impacto do feriado em 2015 há um crescimento de 2,1%. 

Dentre os ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo autoprodutores, consumidores livres e especiais, os maiores índices de consumo em novembro foram os registrados nos setores de comércio (86,4%), saneamento (53%) e serviços (49,6%). O crescimento destes segmentos está vinculado à migração dos consumidores para o mercado livre. Já o consumo nos setores de extração de minerais metálicos (-7,9%) e de transportes (-0,9%) apresentou queda. Expurgando os efeitos de migração, os segmentos de saneamento (+11,9%), madeira, papel e celulose (+7,5%), metalurgia e produtos de metal (4%) apresentaram algum crescimento. 

Em relação à geração de energia, houve a entrega de 61.909 MW médios ao SIN nos primeiros dias de novembro com destaque para o incremento da produção eólica (+65,7%). A geração hidráulica, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, caiu 5,1% em relação ao desempenho registrado no mesmo período do ano passado e a representatividade da fonte foi de 68,1% sobre toda energia gerada no país, índice é 1,3 p.p inferior ao registrado em novembro de 2015. A análise indica ainda queda de 12,3% na produção das usinas térmicas, impactada pelo desempenho das usinas a óleo diesel (-65,8%) e bicombustíveis (-45,2%). 

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem e, novembro, o equivalente a 89,4% de suas garantias físicas, ou 44.815 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 85%.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20