Energia elétrica

Consumo de energia na primeira quinzena de dezembro tem queda de 2%

Redação/Assessoria CCEE
16/12/2016 11:02
Visualizações: 109

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 13 de dezembro indicam queda de 2% no consumo e de 2,5% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o período de 3 a 15 de dezembro de 2015. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Em dezembro, o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional – SIN alcançou 60.732 MW médios com queda de 6,8% no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, reflexo da migração de clientes cativos para o mercado livre - ACL. Caso esse movimento não fosse considerado, a queda seria de 0,8%. Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, houve aumento de 14,2% no consumo que, sem o registro de novas cargas oriundas do mercado cativo, apresentaria queda de 4,1%.

A análise do consumo dentre os ramos da indústria monitorados pela CCEE, incluindo autoprodutores, comercializadores varejistas, consumidores livres e especiais, indica leve recuperação dos setores têxtil (+8,3%), madeira, papel e celulose (+6,4%) e de veículos (+3,7%) que, mesmo sem os efeitos da migração de consumidores para o mercado livre, apresentaram índices positivos no período. Já os setores de comércio (101%), serviços (62,3%) e telecomunicações (54%) registraram os maiores índices no período, números vinculados à migração dos consumidores para o mercado livre. Houve queda no consumo entre os setores de transportes (-4,7%), metalurgia e produtos de metal (-3,7%), químico (-3,7%) e extração de minerais metálicos (-1,2%).

A energia gerada somou 63.050 MW médios ao SIN com destaque para a produção eólica (15,5%) e hidráulica (+6,4%) que, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, alcançou 48.922 MW médios com representatividade de 77,6% sobre toda energia gerada no país, índice 6,5 pontos percentuais superior ao registrado no ano passado. Os dados indicam ainda queda de 31,7% na produção das usinas térmicas, reflexo da menor produção das usinas nucleares (-67,7%), a óleo diesel (-43,2%) e a gás (-32,7%).

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, em dezembro, o equivalente a 96,9% de suas garantias físicas, ou 47.759 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 90,6%.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20