Energia elétrica

Consumo de energia em agosto tem queda 0,6%

Redação/Assessoria
08/09/2017 12:56
Visualizações: 444

Dados coletados entre os dias 1º e 31 de agosto indicam retração de 0,6% no consumo e de 0,8% na geração de energia elétrica no país, na comparação com agosto de 2016. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O consumo no Sistema Interligado Nacional – SIN, ao longo do mês de agosto, totalizou 58.859 MW médios, retração de 0,6% na comparação com 59.192 MW médios consumidos no ano passado. O Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, registrou queda de 4,9% no consumo, montante que reflete a migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Sem esse efeito de mercado, haveria aumento de 0,6% no consumo do ACR.

Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, a análise indica incremento de 11% no consumo, índice impactado pela chegada de novas cargas vindas do mercado cativo (ACR). Caso esse movimento fosse desconsiderado, o ACL apresentaria queda de 3,4% no consumo.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os maiores índices de retração no consumo de energia no período, excluindo a migração, pertencem aos segmentos de minerais não metálicos (-9,8%), bebidas (-7,5%) e comércio (-3,3%). No entanto, os setores de veículos (+8,6%) e saneamento (+4,6%) registraram incremento no consumo, mesmo quando a migração é desconsiderada.

A análise da geração de energia no Sistema, por sua vez, indica a entrega de 60.955 MW médios de energia em agosto, montante 0,8% inferior ao do ano passado. A diminuição tem impacto direto da queda de 14% na produção das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas. As usinas eólicas (+27%) e térmicas (+31%), por sua vez, registraram desempenho positivo no período.

O InfoMercado Dinâmico também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, em agosto, o equivalente a 60,5% de suas garantias físicas, ou 36.110 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual foi de 65,7%.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13