Energia elétrica

Consumo de energia cresce 1,3% em agosto, divulga CCEE

Redação/Assessoria
05/09/2018 21:23
Visualizações: 120

Dados coletados entre os dias 1º e 31 de agosto apontam aumento de 1,3% no consumo de energia elétrica no país, quando comparados ao mesmo período do ano passado. As informações são do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Ao longo de agosto, o consumo de energia no Sistema Interligado Nacional – SIN foi de 60.248 MWmédios, montante de energia superior aos 59.502 MWmédios consumidos em agosto de 2017.

No Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais, comerciais, industriais, rurais, serviços, iluminação pública e outros), o consumo ficou praticamente estável (+0,1%), número que incorpora na análise a migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Haveria aumento de 1,1% no consumo, caso esse movimento fosse desconsiderado.

Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (com consumidores de atividade industrial/comercial/serviços), o aumento foi de 4% no consumo de energia, índice que inclui as cargas oriundas do ACR na análise. O incremento seria menor, cerca de 1,5%, caso o movimento dos agentes fosse descartado.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de veículos (+4,9%), extração de minerais metálicos (+4,8%) e químico (+4,4%) foram os segmentos com maior aumento no consumo, quando a migração é desconsiderada. Por outro lado, o ramo têxtil (-3,5%), de comércio (-3,1%) e de transportes (-2,7%) apresentaram os maiores índices de retração no consumo dentro do mesmo cenário sem migração.

O InfoMercado Semanal Dinâmico também apresenta estimativa da produção das usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE, em agosto, equivalente a 59,8% de suas garantias físicas, ou 38.972 MWmédios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 71%.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13