Energia

Consumo de energia cai 2,6% em dezembro

Usinas eólicas (+34,6%) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (+15%) aumentam geração

Assessoria
17/12/2015 13:16
Consumo de energia cai 2,6% em dezembro Imagem: Divulgação Visualizações: 323

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 14 de dezembro indicam redução no consumo (-2,6%) e na geração (-2%) de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2014. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

Em dezembro, a análise do desempenho da geração aponta a entrega de 63.476 MW médios de energia ao Sistema Interligado Nacional – SIN. As usinas hidráulicas geraram 45.145 MW médios, um aumento de 1,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) se destacaram com a produção de 2.979 MW médios, um crescimento de 15%.

Por sua vez, a representatividade da fonte hidráulica, em relação a toda energia gerada no país, foi de 71,1%, índice 2,2 pontos percentuais superior ao registrado no ano passado. As plantas eólicas também registraram incremento com 2.842 MW médios produzidos no período, aumento de 34,6% na geração, representando 4,5% da energia do país.

O consumo de energia, em dezembro, somou 61.143 MW médios com reduções de 1,5% no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, e 5,9% no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores.

Dentre os segmentos industriais que adquirem energia no ACL, considerando os consumidores livres, especiais e autoprodutores, apenas o setor de extração de minerais metálicos apresentou expansão de 3,5%, favorecido pela exportação, desvalorização do real e da retração do mercado interno. Nos demais setores, os índices apontam queda com os ramos têxtil (-12,5%), de veículos (-12,3%), de bebidas (-12%) e de saneamento (-10,2%) registrando as maiores quedas.

A análise dos dados de agentes autoprodutores, empresas que investem em usinas próprias devido à grande demanda por eletricidade, aponta diminuição de 2,3% na geração e 16% no consumo em dezembro. Os setores de madeira, papel e celulose (+43,8%) e alimentício (+20,9%) aumentaram o consumo, enquanto o de serviços (-24,5%) e minerais não-metálicos (-18,9%) apresentaram as maiores quedas.

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, na terceira semana de dezembro, o equivalente a 95,4% de suas garantias físicas, ou 43.642 MW médios em energia elétrica.

Clique aqui para acessar a íntegra do boletim InfoMercado Semanal da CCEE.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20