Energia

Consumidor é prioridade nas concessões de energia, diz Tolmasquim

Agência Estado
16/08/2011 14:04
Visualizações: 133
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, ressaltou que a posição do governo federal sobre as concessões que vencem em 2015 é o de beneficiar os consumidores por meio da redução das tarifas. "Não é preciso lançar campanha, porque isso está na base do novo modelo do setor elétrico. Não precisa me convencer sobre isso", disse o executivo, em referência à campanha lançada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) a favor da licitação das concessões.

Segundo Tolmasquim, a intenção do governo é de que os consumidores capturem a chamada "renda hidráulica", que representa a diferença entre o preço da energia no mercado e o custo de operação das usinas. "Não há dúvida que quem deve se apropriar disso é o consumidor", ressaltou. As concessões que vencerão em 2015 são hidrelétricas de várias empresas estatais, como Cesp e Eletrobras. A justificativa do governo para repassar essa "renda" aos consumidores é que, por estarem amortizadas, essas usinas possuem baixo custo de operação e manutenção, permitindo a redução do preço da energia cobrado.

Em campanha lançada ontem, a Fiesp defendeu que o governo federal retome as concessões em 2015 e promova uma licitação dos ativos, como prevê a lei. Nos cálculos da entidade, caso a solução escolhida pela União seja a prorrogação, como desejam os concessionários, o custo para a sociedade brasileira seria de R$ 1,16 trilhão. Se a hipótese escolhida for a licitação dos ativos, o custo seria de R$ 247 bilhões, considerando nessa conta a redução da cobrança de impostos.

Sem entrar no mérito do estudo, o qual assegurou que não teve acesso, Tolmasquim afirmou que o governo federal ainda segue analisando quais são as consequências de cada uma das alternativas em jogo. O executivo lembrou, por exemplo, que a licitação tem um fato negativo que é o retirar os ativos, mas manter toda estrutura administrativa das concessionárias. "Temos um prazo para tomar essa definição, mas a análise está dentro do cronograma", disse o presidente da EPE, lembrando que as concessões do setor elétrico só começarão a vencer em 2015.

Mais cedo, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, disse que a entidade pode entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a União caso altere a legislação atual para permitir que as concessões sejam prorrogadas por uma segunda vez. A visão da entidade é de que a renovação dos ativos fere a Constituição Federal. "Os estudos já realizados pelo governo mostram que, a princípio, a renovação das concessões não fere a Constituição", ponderou Tolmasquim. Em 2008, o governo montou um grupo de trabalho para o tema das concessões.

Embora argumente que ainda há tempo para que seja definida uma solução para o tema das concessões, Tolmasquim afirmou que o governo está trabalhando em uma medida para tornar viável a venda da energia pelos concessionários que poderão perder seus ativos em 2015. Em razão da incerteza jurídica criada pelo tema, os geradores estão evitando vender a energia que ficará descontratada a partir de 2013. É o caso, por exemplo, da Cesp, que tem 67% da oferta do seu parque gerador vencendo em 2015, mas que tem energia ficando descontratada a partir de 2013. "Estamos discutindo como resolver essa questão", disse o executivo, sem entrar em detalhes.
 
Tolmasquim participou, em São Paulo, do 12º Encontro Internacional de Energia, promovido pela Fiesp.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13