Mão de Obra

Construção naval deve gerar mais 40 mil empregos em três anos

Em 2017, setor empregará 120 mil pessoas.

Ascom Abenav
26/05/2014 21:05
Construção naval deve gerar mais 40 mil empregos em três anos Imagem: Senai Visualizações: 171

Com o mercado aquecido, a previsão da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav) é de que nos próximos três anos sejam gerados 40 mil empregos. Segundo os cálculos da entidade, hoje o mercado soma 70 mil funcionários, e em 2017 deve somar cerca de 120 mil empregos diretos.

"O desafio da indústria nacional hoje é atender as demandas de conteúdo local de forma competitiva, vencidas as etapas de reativação da indústria e capacidade de produção", afirma o presidente da Abenav, Augusto Mendonça. Segundo ele, a prioridade é alcançar competitividade, com qualidade, preços e prazos respeitados.

Para Mendonça, a indústria naval brasileira conseguirá atender todas as demandas de conteúdo local da cadeia de petróleo e gás, pois hoje, plataformas e embarcações possuem índices acima dos acordados em contrato.

"Nós consideramos que o programa de conteúdo local na construção de navios e plataformas de petróleo é essencial e estratégico para que os objetivos da Petrobras e do país sejam atingidos" ressalta o presidente da Abenav.

A indústria naval brasileira está em fase de consolidação e o setor está a todo vapor, com expectativa de movimentar mais de US$ 100 bilhões até 2020. Muitos estaleiros estão em construção para atender a essa demanda e o setor busca agora atingir nível de competitividade equiparados com os seus competidores globais.

"A Petrobras é a principal cliente e uma grande parceira da nossa indústria. Acreditamos que ela continuará contribuindo para o desenvolvimento do nosso setor", finaliza.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19