Implantação

Construção de usina solar em Tauá avança

Diário do Nordeste (CE)
01/12/2010 12:23
Visualizações: 56
A construção da usina solar MPX Tauá avança. A empresa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que iniciou a implantação da casa dos inversores, responsáveis pela conversão da corrente contínua gerada nos painéis solares, em corrente alternada para fornecer energia ao sistema elétrico da Coelce.


Prevista para entrar em operação em março do próximo ano, a empresa começou a construir mais dois prédios: a Casa de Apoio (onde ficará a sala de controle e o centro de recepção a visitantes) e a Guarita de Controle de Acesso. Na semana passada, foi concluído o trabalho de terraplanagem e drenagem da via de acesso da área destinada à implantação dos painéis solares. A usina é a primeira de energia solar comercial do Brasil. Em paralelo à construção das edificações, a MPX executará a medição topográfica da área onde serão instalados as estruturas metálicas para apoio dos painéis solares, previstas para chegar em dezembro.


Produção


A usina terá capacidade instalada inicial de 1MW, o suficiente para abastecer, em média, 1.500 residências. O projeto da usina solar é resultado de iniciativas em pesquisa e desenvolvimento da MPX, empresa de energia do grupo EBX de Eike Batista. O início da operação da usina está programado para março de 2011 e, no total, serão investidos cerca de R$ 10 milhões neste empreendimento.


As obras para a instalação da usina foram iniciadas no mês de setembro de 2010. A MPX Tauá ocupará uma área de 12 mil metros quadrados e terá 4.680 painéis fotovoltaicos que captarão a luz do sol para a transformação em energia elétrica. A MPX já possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) para a ampliação da capacidade da planta para 5 MW.


A MPX é a empresa de energia do Grupo EBX com portfólio de projetos de geração térmica e energia renovável que a posicionam estrategicamente para se tornar uma geradora privada líder no setor elétrico brasileiro.


A companhia possui quatro empreendimentos em construção no Maranhão e no Ceará, com investimentos de mais de R$ 4 bilhões e contratação direta de mais de 8 mil pessoas. Detém, ainda, sete novos projetos no Brasil e no Chile, totalizando mais de 10 GW de capacidade, além de ativos de classe mundial de carvão e gás natural na Colômbia e no Brasil, com flexibilidade para suprir as plantas próprias ou o mercado internacional.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13