China

Construção de siderúrgica gigante de US$ 30 bilhões

Jornal do Commercio
05/09/2008 09:54
Visualizações: 19

A China anunciou nesta quinta-feira investimento de US$ 30 bilhões na construção de usina siderúrgica que poderá ser a maior do país e a quinta maior do mundo, com capacidade de 30 milhões de toneladas de aço por ano, o equivalente a quase toda a produção do Brasil em 2007, de 34 milhões de toneladas.

 

O valor a ser aplicado pela China é 7,5 vezes maior que o investimento da Companhia Siderúrgica do Atlântico, que a alemã Thyssenkrupp constrói no Rio de Janeiro em parceria com a Vale e que produzirá 5 milhões de toneladas de aço/ano a partir de 2009.

 

A capacidade de produção de 30 milhões de toneladas/ano supera a detida hoje pela Baosteel, maior siderúrgica chinesa e quinta maior do mundo, com 28,6 milhões de toneladas em 2007.

 

O país já é de longe o maior fabricante de aço do mundo, com 489 milhões de toneladas (mmt) em 2007, quantia que supera a soma da produção dos sete países que aparecem em seguida no ranking: Japão (120 mmt), Estados Unidos (98 mmt), Rússia (72,4 mmt), Índia (53 mmt), Coréia do Sul (51,5 mmt), Alemanha (48,6 mmt) e Ucrânia (42,8 mmt).

 

 

Entre 2006 e 2007, a China elevou a produção em 66,2 milhões de toneladas, o dobro do que foi fabricado no Brasil. Em 2007, o país asiático entregou 36% do aço produzido no mundo.

 

Com o aumento de sua capacidade siderúrgica, a China se tornou o principal comprador de minério de ferro do Brasil e o maior cliente da Vale - o produto é a matéria-prima do aço e seu preço disparou nos últimos anos com a demanda do país asiático.

 

Além de reduzir a fragmentação do setor, a reestruturação promovida pelo governo chinês tem o objetivo de aumentar a competitividade das usinas e reduzir seus custos de transporte, por meio da transferência das plantas do interior para regiões costeiras.

 

O vertiginoso aumento da produção chinesa é considerado a maior ameaça ao setor siderúrgico global pelos fabricantes instalados europeus, americanos e brasileiros.

 

Em poucos anos, a China deixou de ser importadora de aço e se transformou na maior exportadora, com venda de 51,7 milhões de toneladas ao exterior em 2007 ou 32,6 milhões se forem consideradas apenas as exportações líquidas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19