E&P

Conselho discute diretrizes para exploração de petróleo

Tribuna da Bahia
21/09/2006 03:00
Visualizações: 337

A atuação conjunta entre o poder público, iniciativa privada e setores da sociedade organizada é o caminho que norteará as ações das concessionárias de gás e petróleo instaladas no Baixo Sul da Bahia, visando promover o desenvolvimento sustentável e sustentado dos 11 municípios que compõem a região. As formas de viabilizar esta estratégia foi o principal objeto de discussão durante reunião, ontem pela manhã, do Conselho de Gás e Petróleo do Litoral da Bahia (CGPBA), no auditório da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, com a participação de prefeitos baianos, secretários de estado, representantes das cinco concessionárias envolvidas, inclusive Petrobras, Tribunal de Justiça, Ministério Público, além da Associação dos Municípios do Baixo Sul da Bahia (Amubs) e a Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul e Sudoeste (Amurc).

O Plano de Trabalho de Desenvolvimento Regional, foi elaborado e apresentado pelo cientista social Luís Antônio de Araújo Costa. Na reunião, o vice-presidente do conselho, Ito Meirelles, deu posse a novos conselheiros, entre eles os secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vladimir Abdala Nunes, de Infra-estrutura, Cláudio Melo de Oliveira e o presidente da empresa concessionária Statoil do Brasil, Jorge Camargo.

Conforme salientou o presidente da Amurc e prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão Almeida, estudos já estão em andamento para que a exploração de gás e pétróleo no Baixo Sul da Bahia proporcione emprego e renda dentro da região, desenvolvimento social entre as comunidades, formação de mão-de-obra local especializada para trabalhar no setor e preservação do meio ambiente.

"O conselho está aí para fiscalizar o cumprimento destas ações", afirmou. O prefeito de Cairú, Hildécio Antônio Meireles Filho, acredita que este é o momento de se discutir políticas públicas que garantam o desenvolvimento da região. "A exploração do gás e do petróleo deve sim trazer compensações ambientais e sociais para as comunidades e prefeituras", opina.

A grande vantagem da atuação do conselho é promover a reação antes da ação, segundo ótica do secretário da Ciência, Tecnologia e Mineração, Rafael Lucchesi, referindo-se ao fato de que o conselho já está trabalhando antes mesmo de as empresas começarem a atuar no Baixo Sul. "Estamos vivendo um momento histórico", definiu, ao mesmo tempo em que defendeu "um equilíbrio fiscal para a atividade de exploração de gás e petróleo em todas as cidades brasileiras produtoras, como estímulo a que as empresas sintam-se atraídas a se instalar na Bahia". A integração entre poder público, empresas e a sociedade é também, afirma, mola propulsora para o desenvolvimento social. "Este é o modelo adotado por países que alcançaram o pleno desenvolvimento", disse.

O coordenador de Projetos na Bahia da empresa norte-americana El Passo, Júlio I Iaquinto, também ressaltou a importância do planejamento prévio da ação adotado pelo conselho e disse achar justo que os municípios da região adotem a alíquota de 2% do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), referente à atividade da indústria do petróleo. "Este percentual é mais que viável.É factível e equalizador e elimina a guerra fiscal", explicou.

Representando o Ministério Público, entidade parceira do conselho, o promotor Sérgio Mendes enfatizou a necessidade da mata atlântica da região. "A responsabilidade social precisa ser uma vivência diária de todos nós. O planeta dá sinais de exaustão e nós já estamos pagando o preço", alertou. No entanto, mostrou-se satisfeito quanto a atuação do Conselho de Gás e Petróleo do Litoral da Bahia. "É um salto qualitativo no nosso modo de viver", finalizou.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13