Energia

Conselho de consumidores de energia elétrica

Para garantir a participação efetiva de 62 milhões de brasileiros, classificados como consumidores cativos, nas decisões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é necessário assessoramento técnico qualificado para entender a intrincada e complexa rede de leis e regulamentos que dis

Agência Senado
20/04/2010 13:07
Visualizações: 155

Para garantir a participação efetiva de 62 milhões de brasileiros, classificados como consumidores cativos, nas decisões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é necessário assessoramento técnico qualificado para entender a intrincada e complexa rede de leis e regulamentos que disciplinam o setor. Estão nessa classificação os consumidores residenciais, comerciais, pequenas e médias indústrias e as grandes acima de três megawatts que não migraram para a categoria de consumidores livres.

 

 Diante dessa constatação e dos pleitos de organizações da sociedade civil, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle ( CMA), Renato Casagrande, apresenta nesta terça-feira, projeto de lei que cria o Conselho Nacional de Consumidores das Prestadoras de Serviços Públicos de Distribuição de Energia Elétrica ( Conacon).

 

 

Uma das principais funções do Conacon, integrado pelos representantes dos consumidores, PROCON e Ministério Público, é viabilizar o assessoramento técnico para a participação em consultas e audiências públicas da Aneel. Para manter as atividades do Conacon, que deverá contar com uma estrutura de conselhos regionais, o projeto de Casagrande prevê a instituição do Fundo de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos de Distribuição de Energia Elétrica.

 

 

Esse fundo deverá ser alimentado pelas multas aplicadas pela Aneel nos agentes do setor elétrico e por outras fontes, como venda de publicações, doações, recursos provenientes de convênios, acordos e contratos com organismos nacionais e internacionais, e parcela da Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica. Os conselheiros serão designados pelo presidente da República, após aprovação do Senado.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20