Evento

Congresso da ABM impulsiona desenvolvimento técnico-científico do setor minerometalúrgico

O 66º Congresso da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração) aconteceu entre os dias 18 e 22 de julho, em São Paulo, reunindo 782 profissionais e executivos das indústrias de mineração, siderurgia e de materiais não-ferrosos, especialistas das universidades e centros

Redação
08/08/2011 13:08
Visualizações: 177
O 66º Congresso da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração) aconteceu entre os dias 18 e 22 de julho, em São Paulo, reunindo 782 profissionais e executivos das indústrias de mineração, siderurgia e de materiais não-ferrosos, especialistas das universidades e centros de pesquisa, consultores, fornecedores de equipamentos e serviços e estudantes.

“Esta edição reafirma, mais uma vez, o papel que a ABM vem desempenhando desde o início da industrialização brasileira: o de ser indutor da evolução técnico-científica e da inovação nos segmentos minerometalúrgico e de materiais”, avaliou o diretor-executivo, Horacídio Leal Barbosa Filho, referindo-se aos debates em torno de temas da atualidade e que impactam na competitividade do setor no Brasil e no mundo e às sessões técnicas, que contaram com a apresentação de 332 trabalhos acadêmicos e cases empresariais, além de conferências a cargo de 18 renomados especialistas (keynotes speakers) brasileiros e do exterior.

Entre os destaques da programação, o engenheiro citou o Fórum de Líderes, que debateu o tema “Desafios da Competitividade em nível Nacional e Internacional, sob três aspectos: Inovação, Logística e Recursos Humanos”. Participaram: o presidente do Conselho da ArcelorMittal Brasil, José Armando de Figueiredo Campos (moderador); a presidenta do Council on Competitiveness (EUA), Deborah Wince-Smith; o diretor-executivo da Vale, José Carlos Martins; o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, Bernardo Figueiredo; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep, Glauco Arbix; o presidente da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia - Abenge, Nival Nunes de Almeida; e o diretor da Academia Brasileira de Ciências e representante do CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Evando Mirra de Paula e Silva.

A abertura do 66º Congresso da ABM teve sessão solene na Sala São Paulo, dia 18 de julho, prosseguindo até o dia 22, no Centro de Convenções Frei Caneca e na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde ocorreram algumas atividades do 11º Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, evento paralelo ao Congresso, que reuniu 330 alunos de 30 instituições de ensino superior do país.

“Além de proporcionar efetivamente o diálogo entre indústria e academia, o Congresso tem outro viés importante: aproxima os estudantes das empresas. Todo esse entrosamento contribui para que o Brasil possa evoluir na educação e na inovação, pois não há nação que alcance crescimento sem investir na formação de pessoas e no desenvolvimento tecnológico”, enfatizou Leal.

Empresa anfitriã do congresso, a Gerdau recebeu os congressistas para uma visita técnica à planta de Araçariguama (SP), no último dia do evento. “É um orgulho ser a empresa anfitriã deste evento, reconhecidamente um grande impulsionador do desenvolvimento técnico e científico do segmento que representa e do nosso país”, disse o diretor-presidente (CEO) da Gerdau, André B. Gerdau Johannpeter.

Também contribuíram para o intercâmbio de experiências e soluções em todas as atividades da indústria do aço, de materiais não-ferrosos e da mineração, as visitas técnicas ao IPT, Villares Metals e Usiminas; o Seminário da Construção em Aço; e a Expomet, exposição das empresas patrocinadoras, como Aperam, ArcelorMittal, Combustol, CBMM, CMI Brasil, CSN, Danieli, Enfil, Fives Stein, Gerdau, Harsco Metals, Magnesita, MMX, SKF, Samarco, Sun Coke Energy, Vale, Vesuvius, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia, Usiminas e White Martins.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19