acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Santa Catarina

Congresso apresenta diagnóstico ambiental da Bacia de Campos

31/10/2011 | 17h49
A Petrobras apresentará o primeiro diagnóstico oficial de caracterização ambiental da Bacia de Campos no XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (XIV Colacmar). O evento será realizado entre 31 de outubro e 4 de novembro, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, com debates em torno das novas pesquisas, políticas para o setor e avanços na área de oceanografia.

O gerente executivo de Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde da Petrobras, Ricardo Azevedo, participará da abertura do evento, no dia 31 de outubro. Na terça-feira, 1º de novembro, a analista ambiental do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Ana Paula Falcão, falará sobre o diagnóstico realizado na Bacia de Campos - uma das maiores produtoras de petróleo e gás do país - em palestra com o tema “Caracterizações Ambientais de Bacias Sedimentares Marinhas: responsabilidades, uso na gestão ambiental e alinhamentos com as práticas do Governo“.

Nos dias 2 e 3 de novembro, será realizado um simpósio para apresentação dos principais resultados do diagnóstico da Bacia de Campos, que foi delineado para gerar e consolidar conhecimento sobre os aspectos físico, químico, geológico, biológico e socioeconômico da região, englobando uma área de 100 mil km², entre o estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo.

Durante todo o evento, haverá um estande da Petrobras para divulgação dos diversos projetos de pesquisa do Cenpes desenvolvidos em diferentes áreas de atuação da Petrobras. O destaque do estande será a apresentação das informações ambientais da Bacia de Campos na sala de realidade virtual 3D, montada para o evento. Os visitantes poderão interagir com computadores com o sistema de informação geográfica produzidos para Bacia de Campos, que será utilizado para gestão ambiental da região. Também serão apresentados os biomapas com os dados ambientais marinhos disponibilizados na parceria com a Google.

Também no dia 1° de novembro, o engenheiro da área de Contingência da Petrobras, Angelo Sartori, abordará as novas fronteiras exploratórias do petróleo e a contribuição da oceanografia para pesquisa e o monitoramento na região do pré-sal. Na palestra serão apresentadas as novas tecnologias que podem ser usadas para auxiliar a tomada de decisão durante emergências, como o sistema de câmaras de alta resolução, infravermelho e radar que podem ser empregados para o monitoramento das condições ambientais. Também será abordado o desenvolvimento de modelos de previsão oceânica conduzido pela Petrobras, em conjunto com universidades brasileiras e a Marinha do Brasil, no âmbito da Rede Temática de Modelagem e Observação Oceanográfica. No dia 3 de novembro, o gerente setorial de Contingência da Petrobras, Marcus Vinicius Lisboa Brandão, participará de mesa-redonda sobre planejamento e resposta a acidentes com derramamento de óleo no mar.

O congresso reúne especialistas ligados às instituições de ensino e de pesquisa latino-americanas, órgãos ambientais e setoriais, iniciativa privada e ONGs de toda a América Latina. Estarão presentes representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


Serviço

XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (XIV Colacmar)
Data: de 31 de outubro a 4 de novembro
Local: Infinity Blue Recanto das Águas Resort & SPA - Estrada da Rainha, 800, Praia dos Amores, Santa Catarina, Balneário Camboriú
Site: www.colacmar2011.com


Fonte: Agência Petrobras
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar