Pesquisa

Confiança dos empresários melhora em agosto, mostra pesquisa da CNI

Redação/Agência CNI de Notícias
18/08/2017 15:25
Confiança dos empresários melhora em agosto, mostra pesquisa da CNI Visualizações: 300

Depois da queda registrada em julho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 2 pontos e alcançou 52,6 pontos em agosto. Com isso, o indicador fica acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança, informa a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (18).

"Mesmo com o aumento de agosto, o ICEI permanece inferior à sua média histórica, de 54 pontos, mantendo-se em nível aquém do necessário para estimular o investimento industrial", avalia a CNI. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima dos 50 pontos mostram que os empresários estão confiantes.

De acordo com o levantamento, o otimismo é maior nas grandes indústrias, em que o ICEI alcançou 54,5 pontos em agosto e ficou acima da média histórica nacional. Nas médias indústrias, o ICEI foi de 51,4 pontos e, nas pequenas, de 50 pontos.

A recuperação da confiança neste mês é resultado da melhora das avaliações dos empresários sobre as condições atuais e as expectativas futuras sobre o desempenho das empresas e da economia. O índice de expectativas para os próximos seis meses passou de 53,8 pontos em julho para 55,8 pontos em agosto. O índice de condições atuais subiu de 44,2 pontos em julho para 46,5 pontos em agosto.

"Embora ainda esteja abaixo da linha divisória - sinal de piora na percepção dos empresários quanto às condições correntes dos negócios, esse patamar não era atingido desde dezembro de 2013, quando o índice de condições atuais registrou 46,8 pontos", informa a pesquisa.

O ICEI antecipa tendências de produção e de investimento. Empresários confiantes acreditam no aumento do consumo e da produção, voltam a contratar a fazer investimentos. Com isso, a economia retoma o crescimento.

Esta edição da pesquisa foi feita entre 1º e 10 de agosto com 3.014 empresas. Dessas 1.203 são de pequeno porte, 1.154 são médias e 657 são de grande porte.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13