Energia Eólica

Complexo Eólico Vamcruz é inaugurado no município de Serra do Mel no RN

Jornal De Fato - 30/06/2016
30/06/2016 14:27
Visualizações: 531

O Complexo Eólico Vamcruz foi inaugurado nessa quarta-feira (29), no município de Serra do Mel, sendo o terceiro complexo eólico da empresa francesa Voltalia a entrar em operação no Brasil. Os outros dois são: São Miguel do Gostoso (RN-108 MW) e Areia Branca (RN-90 MW). A cerimônia contou com a presença das equipes da Coordenadoria de Meio Ambiente e Núcleo de Parques Eólicos (NUPE) do Idema, do diretor-geral da Voltalia Brasil, Robert Klein, do presidente da Chesf, José Carlos de Miranda Faria, do diretor-executivo do Grupo Encalso, Márcio Damha, além de autoridades locais.

Na ocasião, o diretor-geral da Voltalia, Robert Klein, agradeceu ao Idema pelo desempenho, celeridade e compromisso na liberação dos processos de licenciamento, como também ao Governador Robinson Faria pela receptividade ao grupo Eólico. O empreendimento foi construído em 16 meses sob a responsabilidade dos investidores Voltalia/Encalso e Chesf.

Com potencial de produzir 450 GWh por ano, o complexo Vamcruz conta com um total de 31 aerogeradores fornecidos pela espanhola Acciona Windpower, cuja potência unitária é de 3 MW. A energia anual produzida pelo empreendimento será suficiente para atender mais de 200 mil famílias, e ainda reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 160.535 toneladas por ano, segundo informações das empresas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Parques Eólicos do Idema, Andréa Mércia, na atual gestão houve uma celeridade na liberação de processos de Energia que estavam parados no órgão. “Podemos citar as linhas de transmissão e subestação da Chesf, que com a liberação foram energizados oito parques na Serra de Santana, das empresas Gestamp e Iberdrola. Merece um destaque também, os processos do Complexo CUTIA composto por sete parques da empresa Copel que estavam parados desde 2012, e atualmente encontram-se em instalação no município de São Bento do Norte”, afirmou a coordenadora do NUPE, Andréa Mércia.

“Ressaltamos ainda a liberação dos complexos Facheiro da empresa Renova composto por 23 parques eólicos com geração total prevista para 486MW e o complexo eólico Santo Agostinho pertencentes a empresa Tractbel, composto por 24 centrais eólicas com geração prevista de 720 MW, nos municípios de Lajes, Pedro Avelino, São Tomé e Caiçara do Rio do Vento”, afirmou.

A liberação dessas licenças aumenta consideravelmente a oferta de empregos e infraestrutura nos municípios afetados direta e indiretamente por estas atividades, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. O estado é o maior produtor de energia eólica do Brasil, sendo responsável por 32% da energia que é gerada no país.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13