acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Energia eólica

Complexo Eólico Assuruá da CER Energia, na Bahia terá aerogeradores fornecidos pela GE

23/02/2017 | 09h04

A GE será a fornecedora dos aerogeradores para a segunda etapa do Complexo Eólico Assuruá, em Gentio do Ouro, na Bahia, agregando 205 MW de capacidade instalada ao complexo. Além dos equipamentos, a GE também será responsável pela Operação e Manutenção das máquinas por cinco anos.

“Uma das nossas maiores preocupações é oferecer o melhor para nossos clientes. Este acordo com a CER nos permitirá oferecer novos patamares produtivos para esta indústria”, diz Jean-Claude Robert, líder de Wind da GE Renewable Energy para América Latina. Além disso, o executivo revela que a chegada a uma nova região da Bahia pode resultar em novos investimentos da empresa no setor, como a criação de um novo Centro de Serviço para atender a região.

A GE fornecerá 82 unidades da turbina 2.5-116, com torres de 90m de altura, modelo que oferece ganho de eficiência ao parque eólico, pois o equipamento maximiza a produção de energia, reduz o gasto de infraestrutura e torna o custo nivelado de energia (LCOE) da fonte eólica ainda mais competitivo. A utilização desta turbina traz um adicional de até 32% na produção de energia a 8.5 m/s, quando comparada à versão 1.7MW da GE.

Após o cancelamento do leilão de energia de reserva em dezembro de 2016, esse acordo representa uma notícia positiva para o setor eólico e reforça a força desta indústria, posicionando-a mais uma vez como um dos grandes exemplos de sucesso do Brasil nos últimos anos.

As máquinas da GE serão utilizadas pela CER para atender aos contratos de energia comercializados no LER – Leilão de Reserva de 2014. Além deste projeto, a CER tem 68MW em operação e conta com outros PPAs para mais oito parques, vendidos nos Leilões A-5 de 2013 e 2014. “Vamos colocar todos os nossos esforços para garantir a satisfação do cliente e poder ampliar a parceria, sempre garantindo os melhores resultados para a CER”, antecipa Jean-Claude Robert.

Parques mais produtivos do Brasil

As turbinas eólicas da GE conquistaram expressivo recorde em dezembro de 2016, de acordo com dados da CCEE, organizados pelo engenheiro Felipe de Freitas. Dos dez parques eólicos mais produtivos do País, nove operam com equipamentos GE. Localizados no Piauí e Pernambuco, todos registraram fator de capacidade acima de 61,86%, sendo que o líder do ranking superou a barreira de 80%, com 80,59%.



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar