Parceria

Comperj e cluster de Marlim: Petrobras e a chinesa CNPC definem modelo de negócios para Parceria Estratégica

Redação/Agência Petrobras
16/10/2018 14:14
Comperj e cluster de Marlim: Petrobras e a chinesa CNPC definem modelo de negócios para Parceria Estratégica Imagem: Divulgação Visualizações: 596

Institucional

A Petrobras assinou hoje (16/10) com a China National Oil and Gas Exploration and Development Company (“CNODC”), subsidiária da CNPC, um Acordo Integrado de Modelo de Negócios, avançando na Parceria Estratégica divulgada ao mercado em 04/07/2018.

Conforme previsto no Acordo, serão desenvolvidos estudos de viabilidade para avaliação técnica do estado atual do Comperj, planejamento do escopo e dos investimentos necessários à conclusão da refinaria e sua avaliação econômica. Os estudos serão conduzidos por um time de especialistas de ambas as empresas e consultores externos.

Uma vez quantificados os custos e benefícios do negócio, pretende-se formar uma Joint Venture, que será responsável pela conclusão do projeto e pela operação da refinaria, com 80% de participação da Petrobras e 20% da CNPC.

O Acordo também prevê a criação de uma Joint Venture no segmento de Exploração e Produção, que contará com a participação de 20% da CNPC no cluster de Marlim (concessões de Marlim, Voador, Marlim Sul e Marlim Leste) na Bacia de Campos, ficando a Petrobras com 80% de participação e mantendo-se como operadora.

O petróleo pesado produzido no cluster de Marlim tem características adequadas à refinaria do Comperj, projetada para processar este tipo de óleo, com alta conversão.

Este é um passo importante no desenvolvimento da Parceria Estratégica entre as companhias. Sua efetiva implementação dependerá da conclusão dos estudos de viabilidade e, consequentemente, da decisão de investimento pelas partes no Comperj, bem como do sucesso das negociações dos acordos finais.

“Com a assinatura do Acordo Integrado, avançamos significativamente na parceria estratégica com a CNPC para concluir a refinaria do Comperj e implementar um projeto consistente para revitalização do campo de Marlim”, diz Ivan Monteiro, presidente da Petrobras.

Petrobras e CNPC:

Desde 2013, a Petrobras e a CNPC são parceiras na área de Libra, primeiro contrato pelo regime de partilha de produção, localizada no pré-sal da Bacia de Santos. Em 2017, o consórcio formado pela Petrobras (operadora, com 40% de participação), CNPC (com 20%) e BP (com 40%) adquiriu o Bloco de Peroba, um dos mais disputados do leilão promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A parceria estratégica fortalecerá os laços entre as empresas e contribuirá para o aprofundamento da Parceria Estratégica Global entre o Brasil e a China, ambos membros do grupo BRICS.

A parceria também faz parte de um programa mais amplo da Petrobras para a revitalização de seu parque de refino e logística do Leste. No segmento de exploração & produção, o foco da parceria será a otimização do projeto de revitalização do campo de Marlim e demais projetos relacionados aos campos de Marlim Sul e Marlim Leste, visando otimizar os resultados desses campos maduros.

Sobre a Petrobras:

A Petrobras é uma empresa integrada de energia com foco em óleo e gás, reconhecida como líder de exploração e produção em águas profundas e ultraprofundas, operando, principalmente, no Brasil. Atualmente, a Petrobras produz cerca de 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia e opera uma capacidade de refino de cerca de 2,3 milhões de barris por dia. A companhia tem como valores o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente; ética e transparência; orientação ao mercado; superação e confiança; e gestão por resultados.

Sobre a CNPC:

A China National Petroleum Corporation (CNPC) é uma empresa internacional integrada de energia, com negócios abrangendo exploração de petróleo, produção e desenvolvimento, refino e produtos químicos, redes de dutos, marketing, comércio internacional, serviços petrolíferos, engenharia e construção, fabricação de equipamentos petrolíferos e serviços financeiros. Atualmente, a CNPC produz aproximadamente 3,3 milhões de barris de óleo equivalente por dia e opera uma capacidade de processamento de mais de 3 milhões de barris por dia. A CNPC desenvolve 91 projetos de petróleo e gás em 35 países e está presente em mais de 70 países, buscando um papel internacional ainda maior.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20