Petróleo

Companhias investem US$ 500 milhões em áreas

Gazeta Mercantil
25/09/2008 07:41
Visualizações: 246

Bogotá - A Colômbia assinou contratos para a pesquisa de existência de petróleo perto de sua fronteira com a Venezuela com nove companhias, entre elas a Shell, Exxon Mobil e BHP Billinton, que, juntas, investirão US$ 500 milhões, anunciou a estatal Agência Nacional de Hidrocarbonetos (ANH). "Esses contratos são de avaliação, ou seja, as empresas têm três anos para estimar o potencial das zonas e selecionar áreas mais especificas para realizar a exploração", disse Armando Zamora, diretor da ANH.

 

A pesquisa será realizada em oito blocos na parte oriental colombiana, que compreende os departamentos de Meta, Arauca, Casanare, Vichada, Guanía e Guaviare, onde se encontram grupos armados.

 

A Colômbia, que produz atualmente cerca de 585 mil barris diários, empreendeu uma campanha para buscar novas jazidas em 150 blocos de exploração.Na semana passada, o governo indicou que espera aumentar este ano suas reservas certificadas de petróleo de 1,4 bilhão para 4 bilhões de barris, após novas descobertas.

 

O governo, que até o ano passado tentava manter a capacidade de auto-abastecimento petrolífero para além de 2015, prevê incrementar a produção até chegar em 2020 com 1 milhão de barris diários, praticamente o dobro do nível atual.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19