Novo modelo

Comissão proporá nova estatal para o pré-sal

Jornal do Commercio
17/12/2008 04:55
Visualizações: 143

A comissão interministerial encarregada de elaborar um novo modelo de exploração do petróleo no país vai mesmo propor ao presidente Lula a criação de uma nova empresa estatal ou autarquia para administrar as reservas do pré-sal. A idéia de transferir essas reservas para a Petrobras, como defendia o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, foi descartada depois que a crise internacional desvalorizou abruptamente as ações da empresa. Na avaliação da cúpula governamental, é mais seguro manter o patrimônio do pré-sal sob controle direto do Estado.

 

“A situação patrimonial do governo é mais sólida e mais estável do que a de uma empresa mista sujeita às intempéries do mercado”, disse uma fonte que participa das discussões. Ontem, no início da tarde, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que pode acontecer hoje a reunião final da Comissão Interministerial que analisou durante seis meses as mudanças no marco regulatório do petróleo para viabilizar a exploração da camada pré-sal. “Ainda não está confirmado, mas há essa previsão.”

 

Até o fechamento desta edição, a reunião não havia sido oficialmente confirmada, mas a previsão é que a comissão entregue ao presidente as propostas nesta semana. Uma das propostas prevê a criação de um fundo de poupança com o dinheiro do “petróleo novo” do pré-sal. Nos primeiros anos de funcionamento do fundo, o dinheiro seria apenas recolhido, sem ser gasto nenhum centavo.

 

A idéia é economizar o suficiente para, a partir de determinado ponto, viabilizar um fluxo de gasto em projetos de interesse nacional que não comprometa seu patrimônio. É o que ocorre na Noruega, por exemplo, onde o fundo já tem o tamanho do PIB do país, permitindo ao governo gastar cerca de 4% ao ano e, ainda assim, preservar o valor real dessa poupança para as gerações futuras.

 

O governo analisa distintas alternativas, mas o tipo de modelo preferido é mesmo o norueguês. Formalmente, trata-se de um modelo de concessões, mas no qual o Estado também detém o controle direto de parte dos campos como no sistema de partilha. Ou seja, governo e setor privado atuam juntos na exploração do petróleo.

 

As questões que ainda não foram definidas pela comissão e sobre as quais há diversas alternativas são: 1) as concessões continuarão sendo feitas por leilão ou o governo terá instrumentos para escolher diretamente quais empresas participarão de cada campo; 2) como serão divididas as receitas do petróleo entre empresas e governo e que tipo de tributos serão cobrados; 3) haverá ou não uma regra diferenciada para a aplicação dos recursos originados pelo novo modelo que os mantenha apenas nas mãos da União.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19