Biomassa

Comercializadoras de energia de biomassa passam a emitir selo verde

Abraceel e UNICA assinam acordo para certificar empresas que compram eletricidade no Ambiente de Contratação Livre


16/12/2015 18:11
Visualizações: 109

As mais de 60 empresas filiadas à Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) passam, a partir de agora, a emitir o Selo Energia Verde aos consumidores do Ambiente de Contratação Livre (ACL) que adquirem eletricidade produzida a partir da biomassa da cana de açúcar.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e a Abraceel assinam amanhã (quinta-feira 17/12) um acordo de cooperação para conceder um selo ambiental aos consumidores do Ambiente de Contratação Livre (ACL) que adquirem eletricidade produzida a partir da biomassa da cana de açúcar por meio das comercializadoras.

O acordo, que conta com o apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), amplia o Programa de Certificação da Bioeletricidade da UNICA, iniciativa pioneira no Brasil com foco específico na geração sucroenergética, e atenderá, a partir de agora, todos os contratos de compra e venda de energia das comercializadoras da Abraceel, que representam hoje 98% da eletricidade transacionada no mercado livre brasileiro.

Para Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, a energia ofertada no mercado livre é, em grande parte, oriunda de fontes alternativas, o que se traduz em práticas sustentáveis e vantagens competitivas para os consumidores. “O selo verde é, na verdade, um reconhecimento do modelo de negócio sustentável e inovador das comercializadoras de energia no País”, ressalta Medeiros.

O total de energia fornecida em 2015 pelas quase 50 usinas detentoras do Selo Energia Verde para o Sistema Interligado Nacional (SIN) é equivalente a abastecer 3,5 milhões de residências durante um ano inteiro, com a captura de cerca de três milhões de toneladas de CO2 no mesmo período.

A assinatura acontece na sede da UNICA e contará com a presença de Elizabeth Farina, diretora presidente da entidade, Reginaldo Medeiros, presidente executivo da Abraceel, e Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE, além de Antônio Celso de Abreu Junior, subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo.

Sobre a Abraceel

Fundada no ano 2000, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) conta com 67 empresas participantes, responsáveis por 98% dos contratos negociados no âmbito do mercado livre, que provêm a energia para mais de 1800 consumidores, responsáveis por 60% do PIB Industrial do Brasil.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13