Vazamento

Começa a cimentação do poço de Frade

O processo de abandono de poço 9FR-50DP-RJS começou ontem (16), com o posicionamento de um tampão de cimento cujo tempo de cura (secagem) é estimado em 20 horas. De acordo com a Chevron, há redução do vazamento em relação ao dia 11 de novembro, quando era estimado pela concessionária em 22

Redação
17/11/2011 11:28
Visualizações: 166
Começou ontem (16) às 12h30 a cimentação do poço 9FR-50DP-RJS conforme o cronograma do plano de abandono apresentado pela Chevron e aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). No local, foi colocado um tampão de cimento cujo tempo de cura (secagem) é estimado em 20 horas.

As imagens do ROV (veículo de operação remota), cedidas pela Chevron, indicam redução do vazamento em relação ao dia 11 de novembro, quando era estimado pela concessionária em 220 a 330 barris por dia.

A mancha de óleo está se dispersando e se afastando do litoral brasileiro. Essa dispersão gera um aumento da superfície de mancha, com menor densidade de óleo. Essa diluição é resultado do trabalho de dispersão mecânica realizada por navios que se encontram no local e por condições climáticas.

A ANP mantém uma equipe de técnicos no Centro de Monitoramento da Chevron desde que foi informada sobre o surgimento da mancha no dia 8 de novembro, pela concessionária. A Agência já abriu processo administrativo para a investigação do incidente e apuração de aplicação das medidas cabíveis na legislação em vigor.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19