Preço

Combustível de aviação do Aeroporto do Galeão (RJ) é um dos mais caros do país

Redação/Assessoria
10/10/2018 21:12
Visualizações: 312

O querosene de aviação (QAV) disponível para abastecer o Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro (RJ), é um dos mais caros do Brasil, com o litro custando, em média, US$ 1,30 em voos domésticos, segundo o Panorama 2017 da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), conjunto de dados e análises da aviação comercial brasileira.

Para se ter uma ideia da diferença de custos do QAV no Brasil e no mercado externo, o combustível custa US$ 1,02 no aeroporto internacional Heathrow, de Londres (Reino Unido), um dos mais movimentados do mundo e que registrou, em 2017, um fluxo de 77 milhões de passageiros. O valor cobrado no Galeão é 27% mais elevado, conforme levantamento da ABEAR.

"É importante ressaltar que há uma diferença muito grande entre essas comparações: o Brasil é o único país que tem cobrança de um imposto regional, no nosso caso o ICMS, sobre o querosene de aviação, cuja alíquota varia de 12% a 25%, dependendo do estado. Isso encarece a operação de voos domésticos de forma significativa", ressalta Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR.

O Panorama 2017 da ABEAR está disponível no link http://www.abear.com.br/dados-e-fatos/panorama-abear

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13