acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Energia elétrica

Com quedas na produção, desperdício de energia cresce no setor industrial

26/04/2016 | 13h03

Estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) revelam que a queda da produção industrial resultou no aumento do desperdício de energia elétrica em cerca de 3%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a redução da produção industrial em 2015 foi de 8,3% enquanto dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) revelaram que o consumo do setor teve uma redução de 5,5%.

“Claro que temos outros energéticos na cadeia produtiva, mas já podemos ver uma boa sinalização de que a redução da produção e o consumo de energia elétrica não andam de mãos dadas”, explica o presidente da ABESCO, Alexandre Moana.

Segundo o especialista, isso acontece porque quando uma planta produtiva é dimensionada, espera-se que seja idealizada para uma determinada produção média. As esteiras, fornos, prensas, injetoras, extrusoras, motores, centrais de ar comprimido, iluminação, escadas rolantes, enfim, tudo é planejado para atender certa demanda pelos produtos da indústria ou movimento do comércio. Ocorre, no entanto, que mudanças bruscas na economia, como a que estamos presenciando, podem fazer com que essa estrutura ande em descompasso com a demanda por produtos. Ou seja, luzes ficam acesas em áreas que não mais seriam necessárias, esteiras em linhas de produção que carregariam mil produtos por minuto passam a carregar 400 produtos, utilizando praticamente a mesma energia para o trabalho dos mil.

“O grande problema disso é que a indústria brasileira cativa, que sempre sofreu o infortúnio de pouca competitividade, talvez agora tenha ficado agonizante, ao menos no aspecto energia”, finaliza.

SOBRE A ABESCO:

Fundada em 1997, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que representa oficialmente o segmento de eficiência energética brasileiro, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do mercado energético. A entidade atua para disseminar e promover a eficiência energética, uma atividade técnico-econômica que objetiva proporcionar o melhor consumo de energia e água, com redução de custos operacionais correlatos, minimizar contingenciamentos no suprimento desses insumos e introduzir elementos e instrumentos necessários para o gerenciamento energético e hídrico de empresas ou empreendimentos.



Fonte: Assessoria/Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar