Parceria

Com a entrega do seu maior projeto até hoje, Dresser-Rand firma parceria definitiva com a Petrobras

Redação/Assessoria
19/06/2017 19:13
Visualizações: 542

A Dresser-Rand, uma empresa do grupo Siemens, acabou de finalizar a entrega do último trem de compressão de um total de 80 adquiridos pela Petrobras e parceiros, parte do maior contrato de fornecimento da história da empresa até data de assinatura do contrato. Após concorrência com outros grandes fabricantes de equipamentos, em 2011, a Dresser-Rand foi escolhida pelo cliente para fornecimento de soluções para oito plataformas de prospecção de petróleo do projeto denominado, Replicantes. O valor inicial do contrato foi de 723 milhões de Dólares, aproximadamente 1,2 bilhões de Reais (à data).

Tais trens de compressão são fundamentais para as FPSOs (Floating Production Storage and Offloading – plataforma flutuante de produção, armazenamento e transferência), um tipo de navio utilizado pela indústria petrolífera para a exploração, produção e armazenamento de petróleo e/ou gás natural. São utilizados em locais de produção distantes da costa com inviabilidade de ligação por oleodutos ou gasodutos. Para cada FPSO deste projeto foram necessários dez trens de compressão, somando oito plataformas atendidas.

Para atender esta demanda, a Dresser-Rand adquiriu uma área em Santa Barbara d’Oeste, São Paulo, de aproximadamente 42 mil m², e construiu nova unidade fabril. Nesta unidade, a Dresser-Rand expandiu seus negócios no Brasil, produzindo e testando compressores com alta contribuição de conteúdo local.

Além da localidade de Santa Bárbara, outras seis unidades da empresa estavam diretamente envolvidas no projeto, todas fora do país. Foram cinco anos e meio de trabalho, e cerca de 150 novas posições foram criadas e treinadas no Brasil durante o período de execução do projeto.

O escopo de montagem e teste destes equipamentos também foi inédito no Brasil: foram conduzidos oito testes completos dos trens de compressão, inclusive com acionamento através de turbina a gás. “Os objetivos de conteúdo local foram superados com êxito, ultrapassando em até 20% o requisito original”, explicou Christian Schöck, diretor responsável pelo projeto. “O projeto Pré-Sal Replicantes foi o maior contrato da Dresser-Rand em número de máquinas, e um dos maiores desafios até então. Em 2011, não possuíamos fábrica, fornecedores, colaboradores e tampouco know-how local para atender o projeto no Brasil. O atendimento aos requisitos e capacitação de toda a cadeia produtiva demonstram o nível de comprometimento do time Dresser-Rand e seus parceiros. A entrega das últimas unidades deste projeto nos traz muito orgulho, e anseio por novos desafios”, completou.

Em 2016, as atividades de instalação, comissionamento e partida de todas as unidades em campo foram iniciadas. Trata-se de no mínimo cinco anos adicionais de trabalho somados aos contratos de manutenção destes compressores. Os 80 trens deste projeto dobraram a base instalada de compressores centrífugos Dresser-Rand no Brasil, e certamente trarão diversas oportunidades de trabalho.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19