Energia Eólica

Com 90 MW de capacidade, Parque Eólico Cristalândia na Bahia começa operar

Redação/Assessoria
24/07/2017 19:55
Com 90 MW de capacidade, Parque Eólico Cristalândia na Bahia começa operar Imagem: Divulgação/Carlo Zorzoli, Enel Visualizações: 510

A Enel, através de sua subsidiária brasileira de energia renovável Enel Green Power Brasil Participações ("EGPB"), começou as operações do parque eólico Cristalândia, que tem uma capacidade total instalada de 90 MW. O complexo está localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio, no Estado da Bahia.

“Estamos muito felizes em anunciar que a Enel está colocando em operação mais uma planta de energia renovável concedida em leilão público,” afirmou Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel no Brasil. “Na Bahia, onde o parque eólico Cristalândia está localizado, gerenciamos cerca de 1.3 GW de capacidade renovável tanto em operação quanto em construção, impulsionados pela grande riqueza do Estado em fontes limpas de energia. Por todo o Brasil, estamos nos esforçando para apoiar a economia de maneira responsável, contribuindo para a diversificação do mix de energia por meio de fontes renováveis e implementando iniciativas sustentáveis visando a criação de valor compartilhado localmente.”

O Grupo investiu aproximadamente US$ 190 milhões na construção de Cristalândia, que foi outorgado à EGPB através do Leilão de Fontes Alternativas (LFA) em abril de 2015. O projeto eólico é apoiado por acordos de compra de energia de 20 anos com uma seleção de empresas de distribuição de energia brasileiras.

O parque eólico é capaz de gerar cerca de 350 GWh por ano, o suficiente para atender às necessidades anuais de consumo de energia de mais de 170.000 lares brasileiros, evitando a emissão de aproximadamente 118.000 toneladas de CO2 na atmosfera.

Alinhado com o modelo de Criação de Valor Compartilhado (CSV) adotado pelo Grupo, que visa a combinar o desenvolvimento de negócios às necessidades da comunidade local, a EGPB realizou uma série de iniciativas de CSV nas áreas ao redor do complexo, como oficinas de reciclagem criativa com comunidades locais, propiciando geração de renda através da reutilização de materiais usados na construção do parque, incluindo pallets transformados em móveis e lona utilizada para produzir artesanatos para serem vendidos no mercado local.

No Estado da Bahia, a subsidiária do Grupo Enel EGPB opera atualmente um total de 711 MW de capacidade solar e eólica e está construindo mais 600 MW de projetos utilizando estas duas tecnologias renováveis.

No Brasil, o Grupo Enel, através de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, tem uma capacidade instalada total em renováveis de 1.659 MW, dos quais 490 MW de energia eólica, 279 MW de energia solar e 890 MW de energia hidrelétrica, bem como cerca de 900 MW de capacidade atualmente em construção, dos quais 352 MW eólicos e 541 MW solares.

A Enel Green Power, divisão de Energias Renováveis do Grupo Enel, dedica-se ao desenvolvimento e operação de energias renováveis em todo o mundo, com presença na Europa, Américas, Ásia, África e Oceania. A Enel Green Power é um líder global no setor de energia verde, com uma capacidade gerenciada de 38 GW que inclui energia eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidrelétrica, e está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras, como sistemas de armazenamento dentro de plantas renováveis de energia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19