Gás natural

Com 56,18 milhões de metros cúbicos, consumo de gás natural teve uma retração de 4,9% em julho

Redação/Assessoria Abegás
26/09/2016 15:26
Com 56,18 milhões de metros cúbicos, consumo de gás natural teve uma retração de 4,9% em julho Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 205

O consumo de gás natural no mês de julho em todo o país foi de 56,18 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, uma retração de 4,9% em relação ao mês de junho, quando foram consumidos 59,1 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Após um trimestre de recuperação, a indústria apresentou retração de 8% em julho na comparação com junho. Já o consumo de gás natural para geração elétrica caiu 17,7% em relação a junho e 56,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os dados fazem parte de levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), feito com concessionárias em 20 estados, reunindo dados na indústria e nos segmentos residencial, comercial, automotivo, entre outros.

“A queda de consumo industrial e na geração elétrica ainda é reflexo da queda da atividade e da produção industrial no País, confirmado em pesquisas da CNI e IBGE. O gás natural é um aliado estratégico nesse esforço para que a economia brasileira retome o crescimento.”, afirma o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

“Por isso, defendemos a relevância da elaboração de uma política para o gás natural, que vem sendo delineada no programa Gás para Crescer em desenvolvimento no Ministério de Minas e Energia, que mostra o interesse do governo federal em criar políticas de estímulo ao setor. Nossas associadas têm uma contribuição a dar, com propostas para destravar os investimentos no setor e contribuir decisivamente para a retomada da atividade econômica no Brasil, gerando empregos e renda”, completa Salomon.

Resultados de outros segmentos no mês de junho

No segmento comercial, o consumo de gás natural subiu 5,5% em junho, ante os dados de junho, e 9,5% na comparação com o mesmo período de 2015, resultado que revela o esforço de prospecção de novos clientes das concessionárias — o número total nesse segmento, no País, cresceu de 9% nos últimos doze meses.

No mercado residencial, o levantamento da Abegás registra o crescimento de 3,3% na comparação no mês de julho, na comparação com junho, e de 25,1% frente a julho de 2015, números que refletem o investimento contínuo das concessionárias em expandir a rede de distribuição — o volume de clientes subiu 8% nos últimos doze meses..

O consumo de gás natural veicular (GNV) no setor automotivo (4,85 milhões de metros cúbicos/mês) ficou estável em julho, frente aos dados de junho, e apresentou crescimento de 3,7% na comparação com julho de 2015, refletindo o aumento de competitividade do GNV frente aos combustíveis líquidos no período.

Na cogeração, a retração foi de 5,6% na comparação com junho, reflexo da desaceleração do segmento industrial. Frente aos dados de julho de 2015, a retração foi de 7,4%.

Destaques de consumo nas regiões em julho de 2016 (ante junho de 2016)

Centro-Oeste - Crescimento de 17,5% na cogeração.

Nordeste - Crescimento de 10% na geração elétrica.

Norte - Crescimento de 5,1% no consumo no segmento automotivo.

Sudeste - Crescimento no segmento comercial de 7,4%.

Sul – Manteve-se estável no consumo do segmento industrial (0,2%).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19