Produção

Com 10,72 milhões de bpd, Arábia Saudita alcança novo recorde de produção de petróleo em novembro

Reuters, 12/12/2016
12/12/2016 09:54
Visualizações: 223

A Arábia Saudita produziu volumes recordes de petróleo em novembro, em um momento em que se prepara para contribuir para um acordo global para reduzir os estoques globais da commodity e em desafio às expectativas dos mercados sobre uma menor produção.

O maior exportador de petróleo do mundo informou à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) que produziu 10,72 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) em novembro, segundo uma fonte da organização. O volume representa um aumento em relação ao volume produzido de 10,625 milhões de bpd registrados em outubro.

Em julho, a produção do país alcançou os 10,67 milhões de bpd, marcando a máxima histórica anterior.

O Iraque, por sua vez, disse que sua produção oficial de novembro ficou em 4,8 milhões de bpd, acima dos 4,776 milhões de bpd de outubro, enquanto suas exportações de petróleo tocaram um recorde de 4,051 milhões de bpd.

O Kuweit, que também pertence à Opep, informou que produziu 2,9 milhões de bpd em novembro, abaixo dos 3 milhões de bpd produzidos em outubro. Já os Emirados Árabes mantiveram seus níveis de extração praticamente estáveis em 3,195 milhões de bpd, segundo números oficiais do bloco de países exportadores.

A Arábia Saudita se comprometeu a reduzir sua produção para 10,058 milhões de bpd como parte de um acordo da Opep alcançado em 30 de novembro, a fim de reduzir os estoques do grupo a 32,5 milhões de bpd.

O aumento registrado em novembro significa que a Arábia Saudita, principal produtor da Opep, terá que redobrar esforços para cumprir com o plano de redução de produção que começará a ser implementado em 2017, seu primeiro acordo de diminuição da oferta desde 2008.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19