Internacional

Citgo reduz operações com postos americanos

Valor Econômico / A
13/07/2006 03:00
Visualizações: 40
A Citgo, filial americana da estatal venezuelana PDVSA, decidiu suspender as vendas de combustíveis para cerca de 2 mil postos que operam sob sua bandeira em dez Estados nos EUA.

A Citgo, que refina petróleo nos EUA, tomou a decisão de interromper parte da operação de distribuição depois de o presidente Hugo Chávez reclamar que, por alguns negócios da filial americana não serem lucrativos, eles vinham se tornando subsídios indiretos da Venezuela à economia americana.

A empresa tem de comprar mais 130 mil barris por dia de outras refinarias para suprir os 13 mil postos de sua bandeira nos EUA. Segundo a empresa, isso faz com que manter a venda a postos em alguns Estados não seja mais atraente.

Com isso, nos próximos oito meses, a Citgo se retirará completamente de 10 Estados (Iowa, Kansas, Kentucky, Minnesota, Missouri, Nebraska, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma e Dakota do Sul) e diminuirá as vendas em outros quatro Estados (Illinois, Texas, Arkansas e Iowa).

A empresa disse que não está considerando a venda de nenhum ativo e que a medida só afetará os contratos de serviços dos postos de gasolina. Além disso disse esperar que a medida tenha um impacto muito limitado nos consumidores, já que a Citgo não é proprietária dos postos de gasolina que abastece, que pertencem a terceiros - e eles serão ajudados pela companhia para que encontrem novas fornecedoras de combustível.

"Estamos tomando essa medida visando ao futuro", declarou o presidente da Citgo, Félix Rodríguez, em comunicado.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13