Evento

Circuito Virtuoso da Indústria de Óleo e Gás no Espírito Santo apresentou todo potencial da cidade de Aracruz

Redação/Assessoria Findes
14/12/2017 20:31
Circuito Virtuoso da Indústria de Óleo e Gás no Espírito Santo apresentou todo potencial da cidade de Aracruz Visualizações: 169

Aproximar operadoras, fretadoras e fornecedores da cadeia de óleo e gás, apresentar potencialidades do Espírito Santo e gerar novas oportunidades para a indústria capixaba. Foi com estes objetivos que aconteceu, nesta terça-feira (12), o Circuito Virtuoso da Indústria de Óleo e Gás no Espírito Santo. O roadshow, com deslocamento realizado pela Vix Logística, foi realizado no município de Aracruz, onde estão instalados o Estaleiro Jurong, a Imetame e a Fibria.

Promovido pelo Ministério de Minas e Energia, pela Onip, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e pela Findes, o Circuito Virtuoso buscou ampliar a competitividade e a inserção das indústrias capixabas na cadeia produtiva. Além da visita às empresas realizadoras do evento, foram apresentados cases de sucesso do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás.

Potencialidades do Espírito Santo

O governador Paulo Hartung esteve presente e ressaltou as potencialidades da região. “Aracruz é uma das locomotivas do desenvolvimento do Estado. Temos a Fibria, a maior produtora de celulose do mundo; o estaleiro da Jurong, com a melhor infraestrutura do Brasil; e ainda o futuro terminal portuário da Imetame. E além disso tudo, o ramal ferroviário da Vitória – Minas, nos ligando ao Brasil central e que atualmente está subutilizado”.

O secretário nacional de Petróleo e Gás, Márcio Felix, foi um dos idealizadores do evento e falou da importância desse encontro para o Espírito Santo. “O Estado tem um potencial enorme a ser explorado e foi esse o motivo de termos o escolhido pra lançar o Circuito. Vamos continuar conectando pessoas e empresas para fortalecer toda a cadeia produtiva Capixaba”.

O industrial Luis Cordeiro, vice-presidente da Findes, reforçou aos presentes o papel da Federação. “Temos feito um trabalho incessante para melhorar o ambiente de negócios do Estado. Para isso, implementamos uma série de ações, entre elas as 10 medidas contra a burocracia, inclusive assinadas na última semana com a Prefeitura de Aracruz. Além disso, vamos lançar em breve o Anuário do Petróleo e Gás, que vai reunir informações estratégicas sobre o cenário econômico capixaba e contribuirá com os investidores na tomada de decisão”.

Segundo maior produtor de petróleo do país, o Espírito Santo representa 15% do volume nacional, com cerca de 500 mil barris por dia. A cadeia de petróleo e gás no ES gera atualmente 9.680 empregos formais. Os campos petrolíferos se localizam em terra e mar, em águas rasas, profundas e ultraprofundas.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20