RS

Cidades disputam futuro terminal de GNL

Jornal do Commercio - RS
29/07/2008 11:50
Visualizações: 91

Governo, políticos e empresários fazem questão de dizer que não há preferência. Rio Grande ou Tramandaí? Se a Petrobras escolher um desses municípios para implantar o terceiro terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) no País, o Estado ganha. O investimento poderá chegar a US$ 500 milhões, dependendo da extensão do gasoduto. A companhia promete definir até novembro sua escolha, que não tem apenas as duas cidades gaúchas no páreo. Mas a área técnica do governo estadual, que subsidiou a estatal, não esconde a preferência pela região portuária do Sul do Estado. Contudo, Santa Catarina também está no páreo.

 

Os maiores interessados na disputa - os prefeitos das duas candidatas - desfilam vantagens comparativas. Rio Grande, que comportaria um terminal fixo, já possui um porto de grandes dimensões e vive um boom de desenvolvimento alicerçado na indústria naval, em novas estruturas de logística e na possibilidade de receber uma unidade de celulose da Votorantim (VCP). O prefeito Janir Branco destaca que logística é um diferencial importante e que a área de expansão do porto não pode ser ignorada. A proximidade com Uruguai e Argentina seria, lembra Branco, o passaporte para o mercado consumidor. Contudo, há uma desvantagem: a extensão de 300 quilômetros do gasoduto que ligaria Rio Grande à Região Metropolitana, que tem custo estimado em US$ 350 milhões.

 

Para o prefeito de Tramandaí, Edegar Munari Rapach, o seu maior trunfo é a relação já existente com a Transpetro, que responde por 20% da receita municipal. "Temos uma estrutura montada aqui, que facilitaria a instalação da planta e do gasoduto", aposta Rapach. "Estamos na torcida". A cidade pode também contabilizar outro ponto positivo: a Petrobras manifestou interesse em instalar um terminal móvel (no mar), que daria maior flexibilidade. O adversário poderia ser o ambiente, devido a correntes marinhas ou mesmo instabilidades climáticas.

 

Longe do debate sobre as duas cidades, o processo de avaliação da Petrobras ocorre à distância. Os representantes de cada cidade não foram convidados para o encontro sobre o tema, ocorrido dia 15 passado, com a diretora de gás e energia da estatal, Maria das Graças Foster, na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs). O deputado estadual Sandro Boka, que preside a comissão externa criada pela Assembléia Legislativa para acompanhar as tratativas, tenta ficar isento, mas não consegue. Com reduto eleitoral em Rio Grande, Boka adianta que pretende chamar entidades e órgãos do governo para acrescentar itens que fortalecem virtudes da cidade portuária ao estudo técnico já entregue à estatal. "Hoje o Sul está alijado do gás", cita o deputado.

 

O coordenador da área técnica da Secretaria de Infra-estrutura e Logística (Seinfra), Edmundo Fernandes da Silva, admite que o potencial que se abrirá com a localização em Rio Grande interessa ao Estado. Se depender de área para instalar o terminal fixo, o endereço está garantido. Silva diz que o Estado reservou uma área no superporto, que já teria licença ambiental. "Só falta a decisão da Petrobras", indica o coordenador da Seinfra. A ampliação do calado do porto, que aguarda obras para atingir 50 pés, e uma maior segurança na operação de um terminal fixo pela Petrobras são elencados como vantagens mais robustas da opção pelo Sul.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20