Indústria

Chineses investem no mercado canadense

Valor Econômico
01/11/2011 14:45
Visualizações: 106
A Winsway Coking Coal, uma importadora e distribuidora chinesa de carvão, uniu-se à Marubeni, a trading japonesa, em uma proposta de 1 bilhão de dólares canadenses (US$ 1 bilhão), em dinheiro, pela Grande Cache Coal, uma empresa de Alberta que produz coque, usado na indústria siderúrgica.

O principal negócio da Winsway, que é listada na Bolsa de Valores de Hong Kong, é comprar, lavar e transportar coque na província chinesa da Mongólia Interior e na vizinha Mongólia.

A operação é seu maior negócio já feito no mercado internacional. Ele acontece no momento em que o coque é cada vez mais considerado estratégico na China. No mês passado, a Winsway anunciou a formação de uma joint venture com a Peabody, a companhia de carvão dos Estados Unidos, para a comercialização de carvão na Ásia.

A China é a segunda maior importadora de coque do mundo, perdendo apenas para o Japão, e as importações chinesas vêm crescendo de acordo com a expansão de seu setor siderúrgico. A China e o Japão responderam, juntos, por 40% das importações mundiais de coque no acumulado do ano passado.

Embora a demanda da China por aço tenha caído nas últimas semanas por causa de uma desaceleração do setor da construção no país, o negócio da Winsway com a Marubeni mostra que algumas companhias chinesas ainda apostam na saúde de longo prazo do setor siderúrgico.

A mina da Grande Cache, instalada na província de Alberta, passa por uma expansão cujo objetivo é aumentar sua produção anual para 3,5 milhões de toneladas até março de 2013. A mina possui reservas estimadas em 346 milhões de toneladas. A Winsway e a Marubeni já estão entre seus maiores clientes de exportação do produto.

A Winsway e a Marubeni ofereceram 10 dólares canadenses por ação da Grande Cache, ou mais que o dobro do preço médio de negociação recente dos papéis em bolsa de valores.

O acordo inclui uma multa por anulação de transação de 50 milhões de dólares canadenses e uma taxa de reembolso de custo de 10 milhões de dólares canadenses pagáveis pela Grande Cache se o negócio não for concluído.

A Winsway e a Marubeni concordaram em pagar taxas de rompimento inversas de 110 milhões de dólares canadenses. A proposta é a mais nova de uma série movimentações de companhias chinesas para ganhar acesso aos recursos naturais do Canadá, especialmente areias betuminosas, gás de xisto e carvão.

O grupo petrolífero chinês Sinopec ofereceu, no mês passado, 2,2 bilhões de dólares canadenses pela Daylight Energy, uma companhia menor de exploração de petróleo e gás com uma grande extensão de terras no oeste do Canadá, que foram apenas parcialmente exploradas.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13