Odebrecht

Chinesa Sinohydro negocia participação da Odebrecht em projeto de rio na Colômbia

Reuters, 10/02/2017
10/02/2017 15:13
Visualizações: 103

A construtora chinesa Sinohydro está negociando com a Odebrecht para assumir a participação da empresa brasileira no projeto de navegabilidade do Rio Magdalena na Colômbia, um acordo que poderia salvar o contrato de 873 milhões de dólares, disse uma auotirdade do governo colombiano.

A China está interessada em se envolver por meio de sua unidade Sinohidro, disse à Reuters, na quinta-feira, Luis Fernando Andrade, presidente da Agência Nacional de Infraestrutura da Colômbia.

"A única saída para este contrato é outra empresa assumir o controle", disse ele. A Odebrecht recebeu a concessão em 2014.

A empresa está tentando alienar sua participação de 87 por cento no consórcio Navelena, que tem a tarefa de dragar o rio para aumentar sua capacidade de carga, depois de alegações de promotores norte-americanos de que a Odebrecht pagou centenas de milhões de dólares em subornos em 12 países.

O projeto "precisa de uma empresa que não seja a Navelena e não tenha nada a ver com a Odebrecht, e é isso que estamos trabalhando", disse Andrade.

As últimas negociações aconteceram depois que o banco japonês Sumitomo Mitsui retirou 250 milhões de dólares do financiamento do projeto em janeiro, quando o escândalo da Odebrecht estava explodindo.

"A Power China, uma empresa muito importante ... já tem uma história de trabalho no rio Magdalena através do Sinohydro", disse Andrade.

O consórcio Navelena, que também inclui a colombiana Valorcon, tem até 22 de fevereiro para encontrar financiamento alternativo, ou o contrato será desmantelado, de acordo com a agência governamental Cormagdalena, que gerencia o projeto.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19