Emissões

China pode se tornar maior emissor mundial de CO2 em 2008

Efe
01/03/2007 03:00
Visualizações: 119

A China pode se transformar no principal emissor de dióxido de carbono (CO2) do mundo, ultrapassando os EUA em 2008, dois anos antes do previsto, segundo cálculos divulgados nesta quarta-feira (28/02).

"Talvez possa acontecer no próximo ano, segundo nossos estudos", disse Yang Fuqiang, vice-presidente da Fundação para a Energia, uma ONG americana que dá apoio ao governo chinês em questões energéticas e de poluição.

Segundo a Fundação, no próximo ano a China emitirá 6 bilhões de toneladas de CO2 - contra as menos de 3 bilhões na década de 90 -, mesma quantidade que os EUA.

No entanto, as emissões de CO2 per capita da China em 2008 representarão 60% da quantidade que, segundo previsões, será produzida pelos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2030.

"O governo chinês terá de responder a muitas perguntas da comunidade internacional, e está preocupado em encontrar formas de enfrentar a questão", afirmou Yang, em um encontro com a imprensa estrangeira.

Pequim havia fixado metas ambientais de contenção de emissões para 2006, que não foram cumpridas.

"Em 2006, o objetivo não foi alcançado, mas deve-se dar tempo ao Governo chinês", declarou Yang.

Outro objetivo relacionado à questão ambiental são a redução da intensidade energética (quantidade de energia necessária para produzir US$ 1 do PIB) em cerca de 20%.

Segundo informações publicadas pelo Escritório Nacional de Estatísticas chinês, a intensidade energética da China diminuiu 1,23% em 2006.

A eficiência energética será um dos pontos principais de debate na próxima semana, no plenário anual do legislativo chinês.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20