Alternativa

China importará tecnologia de produção de biocombustível

A China National Petroleum Corp. (CNPC), maior produtora de petróleo do país, anunciou ontem à noite ter concluído as negociações sobre a importação de tecnologia para produção de biocombustível na província de Sichuan, no sudoeste da China. Segundo a companhia, sua divisão de bioenergi

Agencia Estado
21/11/2006 02:00
Visualizações: 30

A China National Petroleum Corp. (CNPC), maior produtora de petróleo do país, anunciou ontem à noite ter concluído as negociações sobre a importação de tecnologia para produção de biocombustível na província de Sichuan, no sudoeste da China. Segundo a companhia, sua divisão de bioenergia concluiu as negociações com quatro empresas estrangeiras na segunda quinzena de novembro.
A CNPC pretende construir duas usinas de biocombustível em Sichuan até 2010. Uma vai produzir etanol a partir da batata doce, com capacidade para 600 mil toneladas ao ano, enquanto a outra vai usar semente de pinhão para produzir 100 mil toneladas de biodiesel ao ano. Os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados.

A CNPC tem experiência na produção de etanol. A empresa investiu em uma fábrica do produto na província de Jilin (nordeste do país), em 2001. Sichuan é rica em batata doce e sementes de pinhão. A região, porém, produz muito pouco petróleo - cerca de 100 mil toneladas por ano.

A China atualmente é a terceira maior produtora de etanol combustível do mundo, depois do Brasil e dos Estados Unidos, com 10,2 milhões de toneladas por ano. A produção de biodiesel da China ainda está em seus primeiros estágios, mas provavelmente deverá crescer nos próximos anos com a ajuda de investimentos. As informações são da Dow Jones.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19