Internacional

ChevronTexaco compra Unocal por US$ 18 bilhões

Caso venha a ser aprovada por acionistas da Unocal e por órgãos reguladores do mercado, operação elevará posição da ChevronTexaco entre as maiores do setor.

Redação
04/04/2005 03:00
Visualizações: 86
A ChevronTexaco Corporation anunciou nesta segunda-feira (4/04) a aquisição da Unocal Corporation por intermédio de uma transação de aproximadamente US$ 18 bilhões envolvendo ações e dinheiro, incluindo as dívidas líquidas da empresa. A compra, que está sujeita à aprovação dos acionistas da Unocal e de agencias reguladoras do mercado, significará a melhora da posição da Chevron Texaco entre os líderes globais do setor de energia.
"A Unocal é a única independente com grandes ativos que se encaixam perfeitamente com nosso atual portfólio e nossas estratégias de longo prazo - crescer lucrativamente com foco nas áreas de upstream, construir novas posições de reputação e comercializar nossa extensa base de recursos de gás natural", disse o presidente da ChevronTexaco, Dave O`Reilly. "Essa é uma transação atrativa que agrega valor tanto no curto quanto no longo prazo." 
O executivo principal da Unocal, Charles Williamson, afirmou que "nos últimos anos a Unocal tem sido bem-sucedida na construção de um portfólio com os maiores ativos e prospectos internacionais e em águas profundas". Williamson disse ainda que "a união com a ChevronTexaco proporcionará os recursos técnicos e financeiros para maximizar o potencial desses ativos e prospectos."
Com os dois portfólios combinados, a ChevronTexaco espera a produção média de 3 milhões de barris diários de óleo equivalente ao longo de 2006. As reservas provadas de 1,75 bilhão de óleo equivalente da Unocal aumentariam em aproximadamente 15% as reservas da Chevron Texaco em relação ao final de 2004. O resultante aumento das reservas de gás natural aumentaria em cerca de 5 pontos percentuais, atingindo um terço do total em óleo equivalmente. A ChevronTexaco espera ainda que a transação aumente a taxa de aumento da produção da empresa.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19