Qualificação

Chevron fecha acordo inédito com a PUC-Rio para investimento no curso de engenharia de petróleo

No próximo dia 23 de fevereiro, o presidente da Chevron Brasil Petróleo, George Buck, e o reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, assinam um acordo de parceria para a formação de recursos humanos adequados à realidade do mercado da área de petróleo e gás. O apoio, inédito entre

Redação
22/02/2011 18:45
Visualizações: 119
No próximo dia 23 de fevereiro, o presidente da Chevron Brasil Petróleo, George Buck, e o reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, assinam um acordo de parceria para a formação de recursos humanos adequados à realidade do mercado da área de petróleo e gás. O apoio, inédito entre a universidade e a multinacional, é da ordem de R$ 2 milhões e é válido pelos próximos três anos.
 

Os recursos financeiros serão aplicados na concessão de bolsas de estudo, na criação de um programa de tutoria e no incremento das condições de ensaios experimentais em três laboratórios do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), com o objetivo de dar aos alunos o acesso a equipamentos de alta tecnologia e permitir uma formação acadêmica consistente e competitiva ao mercado de trabalho.


 

“Por meio de parcerias como esta pretendemos colaborar com o desenvolvimento dos alunos que optam pela área de petróleo e gás. É importante termos bons profissionais formados para fazer frente a uma demanda de mão de obra que é crescente em nosso mercado”, afirma George Buck.

 

Serão concedidas 12 bolsas para alunos de graduação, a partir do 5º período, cuja elegibilidade considerará aqueles que apresentem destaque quanto ao grau do coeficiente de rendimento, com prioridade para alunos que apresentem dificuldades quanto ao custeio das mensalidades.

 

No programa de Tutoria, os alunos contemplados terão um orientador científico, professor da PUC-Rio, e um mentor da Chevron, o que permitirá  a transferência de conhecimentos e experiência no desenvolvimento e capacitação dos alunos. “É muito importante que o curso de Engenharia de Petróleo tenha esse tipo de janela para o aluno, com temas vinculados à realidade do mercado. O coorientador atua também na função de mentor, já que o trabalho será realizado no ambiente da Chevron e pode servir como um primeiro contato com a indústria, possibilitando um melhor entendimento da aplicação da disciplina no mercado de óleo e gás”, explica Sérgio Fontoura, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da PUC-Rio.

 

A compra de equipamentos contemplará três laboratórios diferentes, conforme o cronograma estabelecido até 2013: Mecânica das Rochas, Petrofísica e Fluidos de Perfuração e de Reservatórios. A implementação do projeto vai beneficiar, de imediato, os cerca de 100 alunos do curso de Engenharia de Petróleo.


Fontoura ressalta ainda que a parceria mostra aos alunos de graduação que, quem souber aproveitar todos os demais recursos que a PUC-Rio oferece (excelente biblioteca na área, laboratórios e corpo docente qualificado) tem grandes chances de empregabilidade em um mercado tão competitivo. “Ao conciliar o universo acadêmico (com sua tradição na transferência do conhecimento) com o da indústria (que busca soluções e profissionais com características específicas), os alunos contam com um diferencial no currículo”, diz ele.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19