Brasil

Chevron explora campo de Frade em março

Jornal do Commercio
07/08/2008 07:35
Visualizações: 302

A Chevron, a segunda maior petrolífera dos EUA, pretende começar a extrair petróleo bruto de projeto em águas profundas de US$ 2,8 bilhões no Brasil no início do ano que vem. As operações vão contribuir para estancar as quedas de produção registradas pela empresa.

 

A produção no campo brasileiro de Frade alcançará o pico de produção a cerca de 85 mil barris/dia, disse Margaret Cooper, porta-voz da Chevron, em comunicado divulgado ontem por e-mail. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse em junho que as descobertas de petróleo na plataforma continental poderão permitir que o país ultrapasse os Estados Unidos como o terceiro maior produtor mundial de petróleo.

 

"O Brasil está lançando volumes adicionais no mercado", disse Hirofumi Kawachi, analista de combustíveis da Mizuho Investors Securities Co. de Tóquio. Segundo ele, o País está beneficiando-se da tecnologia controlada pelas principais petrolíferas para extrair petróleo de campos em águas profundas e em lugares difíceis de alcançar.

 

''A demanda por navios-sonda e plataformas para águas profundas elevou para níveis recorde as carteiras de pedidos por atender dos estaleiros asiáticos, com entregas que vão até 2012.

 

A Chevron, com sede em San Ramon, na Califórnia, informou na semana passada que sua produção caiu para o menor patamar dos últimos três anos no segundo trimestre. Seu principal executivo, David O'Reilly, deverá encontrar dificuldades para cumprir sua promessa de aumentar a produção da empresa em 3% ao ano até 2010.

 

Ele adiou oito grandes projetos nos últimos dois anos devido a falhas de equipamentos e à escalada dos custos. A Chevron esperava começar a produção no campo de Frade no final de 2008 ou no início de 2009, segundo comunicado de julho de 2006. Em março de 2007 a empresa disse que a estréia seria em 2009. A empresa ainda está dentro do cronograma para começar a produção no campo em 2009, disse Cooper, sua porta-voz.

 

No Brasil, os diretores da Chevron estavam, até pelo menos a semana passada, empenhando-se em iniciar a produção até dezembro de 2008, disse Luis Felipe Reis, diretor de tecnologia e comunicações da Chevron no país.

 

Reis que fez seus comentários em evento do setor realizado em Petrópolis, não especificou se o prazo de dezembro dizia respeito à produção comercial ou à produção-teste.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20