Pré-sal

Chega ao estaleiro Brasfels a P-69 para integração dos módulos, a FPSO será instalada no campo de Lula Extremo Sul

Redação/Agência Petrobras
30/03/2017 16:19
Chega ao estaleiro Brasfels a P-69 para integração dos módulos, a FPSO será instalada no campo de Lula Extremo Sul Imagem: Divulgação Visualizações: 303

O casco da FPSO P-69 chegou na última terça-feira, 28/3, ao estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ). Nesse estaleiro será feita a integração, que compreende a instalação dos módulos sobre o casco, a interligação de todos os equipamentos da plataforma e o comissionamento dos sistemas operacionais (conjunto de testes para verificar se os sistemas estão de acordo o projetado e aptos para o funcionamento adequado). Cada um dos 18 módulos da plataforma tem uma função específica, como gerar energia, fornecer e tratar água, produzir óleo, escoar o gás produzido, entre outros.

O casco, que tem 288 metros de comprimento, 54 metros de largura (boca) e 31,5 metros de altura (altura do fundo dos tanques até o convés principal), veio do estaleiro Cosco, em Zhoushan, na China, onde foi construído. Após a integração, a plataforma terá capacidade de processamento diário de 150 mil barris de óleo e de seis milhões de metros cúbicos de gás. Além disso, conta com estrutura capaz de estocar 1,6 milhão de barris de óleo e atuará em profundidade d'água de 2.200 metros.

As plataformas do tipo FPSO são unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás. A P-69 será instalada no campo de Lula, módulo de Lula Extremo Sul, no pré-sal da Bacia de Santos, operado pela Petrobras (65%) em parceria com a BG E&P Brasil – companhia subsidiária da Royal Dutch Shell plc (25%) e a Petrogal Brasil (10%). O início da produção está previsto para 2018.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13