Manaus

Chávez reclama de burocracia na obra de refinaria

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarcou hoje em Manaus. Ao ser questionado sobre a informação de que a venezuelana PDVSA quer ficar com 60% do controle acionário da refinaria Abreu e Lima (PE), Chávez reagiu: "Isso é uma mentira. O que você está repetindo é uma mentira". A prete

Agência Estado
20/09/2007 03:00
Visualizações: 22

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarcou hoje em Manaus. Ao ser questionado sobre a informação de que a venezuelana PDVSA quer ficar com 60% do controle acionário da refinaria Abreu e Lima (PE), Chávez reagiu: "Isso é uma mentira. O que você está repetindo é uma mentira". A pretensão da PDVSA foi, porém, confirmada pelo Itamaraty e pala Petrobras. À tarde Chávez se reuniu com o presidente Lula.

Chávez afirmou estar chateado e que lhe dá pena o atraso nas obras da refinaria. Reclamou ainda que desde a cerimônia de colocação da pedra fundamental já se passaram dois anos. O atraso, na sua opinião, se deve à burocracia do governo brasileiro e da Petrobras. Lembrou que há dois anos, em Manaus, havia conversado com Lula que se ambos os países não vencessem a burocracia, não haveria integração na América do sul. "Eu estou encarregado da minha parte. A Venezuela está pronta (para a construção da refinaria) há tempos", disse.

Em relação a outro tema que complica a agenda energética Brasil-Venezuela, a construção do gasoduto do Sul, Chávez igualmente rebateu advertências feitas pela Petrobras de que não há certeza sobre a capacidade das jazidas de gás de Mariscal Sucre, principal fonte do gás que escoará pelo gasoduto. A Petrobras reclama que, apesar de seus insistentes pedidos, a Venezuela nunca apresentou a certificação destas jazidas. "Há opiniões da Petrobras que eu não entendo", afirmou Chávez para, em seguida, declarar que essas são as maiores reservas de gás do mundo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19