acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Brasil e Japão

Chanceler brasileiro e príncipe japonês destacam fortalecimento de agenda comum

09/11/2015 | 09h21
Chanceler brasileiro e príncipe japonês destacam fortalecimento de agenda comum
José Cruz/Agência Brasil José Cruz/Agência Brasil

 

Em visita ao Brasil pela comemoração dos 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, o príncipe Akisino e a princesa Kiko foram recebidos sexta-feira (6) pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Itamaraty. Em dezembro, a presidenta Dilma fará viagem ao Japão.

 

Em discurso antes do almoço oferecido pelo governo brasileiro ao japoneses, no Itamaraty, o ministro Mauro Vieira destacou o entrosamento entre os dois países em temas internacionais como a intenção de promover a reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), de forma a adaptá-lo à realidade e aos desafios do século 21.

 

“No plano político, estamos unidos por fortes laços, assentados em valores comuns como a democracia, a defesa dos direitos humanos, a sustentabilidade ambiental e a defesa do multilateralismo”, afirmou o ministro. Ele ressaltou o fortalecimento da agenda econômica entre os dois países, o que se expressa no aumento dos fluxos de investimentos japoneses e no aumento no número de projetos em ciência, tecnologia e inovação.

 

Em discurso, o príncipe Akishino disse que deseja estreitar ainda mais a amizade nipo-brasileira. Akishino lembrou que a comunidade nipo-brasileria no Brasil é a maior do mundo e fez um breve histórico das relações entre o Brasil e o Japão, afirmando que o intercâmbio entre os dois países é anterior até mesmo ao estabelecimento das relações diplomáticas, em 1895.

 

“Desejo muita prosperidade ao Brasil e a seu povo, bem como o estreitamente ainda maior da amizade nipo-brasileira e, finalmente, desejo, de coração, o sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do próximo ano”, disse o príncipe Akishino. O Japão irá sediar os Jogos em 2020.

 

Vieira também falou sobre os imigrantes brasileiros e japoneses que cada um dos países abriga. Ele destacou que o Brasil tem a maior comunidade japonesa no exterior e disse que essa imigração trouxe valiosa contribuição para a formação da sociedade brasileira. Segundo o ministro, a comunidade brasileira no Japão também tem dado importante contribuição para o estreitamento das relações entre os dois países.

 

Sobre a viagem da presidenta Dilma ao Japão, em dezembro próximo, o ministro Mauro Vieira disse que a visita será uma ocasião para abrir novas oportunidades.



Fonte: EBC/Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar