Investigação

CGU abre processo punitivo contra SBM Offshore, fornecedora da Petrobras

Empresa poderá ser impedida de celebrar novos contratos com a Petrobras.

R7/Marta Nogueira/Reuters
13/11/2014 12:02
Visualizações: 143

A Controladoria Geral da União (CGU) determinou a abertura de processo de punição contra a holandesa SBM Offshore - que afreta plataformas para a Petrobras -, a partir de uma sindicância instaurada em abril para apurar supostos pagamentos de suborno a funcionários da estatal com o objetivo de obter contratos, informou a CGU ontem, quarta-feira.

Ao fim do processo, caso irregularidades sejam comprovadas, a holandesa poderá ser impedida de celebrar novos contratos com a Petrobras.

A SBM será notificada para apresentar sua defesa após a publicação da portaria de instauração do processo no Diário Oficial da União (DOU), prevista para os próximos dias.

A CGU ponderou, no entanto, que a SBM já a procurou com vistas a um possível acordo no qual se compromete a colaborar com as investigações. Caso o acordo seja fechado, a holandesa pode ficar livre de ser proibida de contratar com a Petrobras.

"A CGU tem se posicionado de forma favorável (ao acordo), tendo em vista a postura cooperativa da SBM, mas será necessário que ela concorde com os termos exigidos pela Controladoria, incluindo o ressarcimento dos prejuízos, para que o acordo seja concretizado", disse a CGU, em nota à imprensa.

A controladoria, de acordo com nota publicada, também busca responsabilizar individualmente agentes que, por ventura, tenham se envolvido nos supostos atos ilícitos ligando a SBM e a Petrobras.

Para isso, também instaurou seis primeiros Processos Administrativos Sancionadores, que envolvem empregados, ex-empregados e ex-diretores da Petrobras, de acordo com a CGU.

"Esses processos estão em andamento na Corregedoria da CGU e tem contado com a colaboração integral da direção da Petrobras", afirmou a controladoria.

Auditorias internas das empresas concluíram preliminarmente que não houve evidências do pagamento de propina.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20