Rio+20

Cetrel apresenta soluções sustentáveis em bioenergia, reúso de água e renovação de resíduos

Em parceria com a Braskem, a maior produtora de biopolímeros do mundo, a Cetrel, empresa nacional de engenharia ambiental, apresenta sua tecnologia desenvolvida com o objetivo de transformar resíduos plásticos em madeira plástica. A partir de fibras naturais, como casca de coco e fibras de cana

Redação
21/06/2012 20:54
Visualizações: 300 (0) (0) (0) (0)
Em parceria com a Braskem, a maior produtora de biopolímeros do mundo, a Cetrel, empresa nacional de engenharia ambiental, apresenta sua tecnologia desenvolvida com o objetivo de  transformar resíduos plásticos em madeira plástica. A partir de fibras naturais, como casca de coco e fibras de cana, combinadas com resinas termoplásticas e resíduos sólidos, podem ser gerados novos produtos em escala industrial, de bancos a floreiras e lixeiras. A proposta é mostrar a linha de produção e as possibilidades de renovação de resíduos.


A usina estará localizada no Parque dos Atletas, um dos pontos focais dos eventos da conferência da ONU. O processo é resultado das pesquisas realizadas pelo Centro de Inovação e Tecnologia Ambiental da Cetrel (CITA).

“Quando uma empresa investe em um dos nossos projetos, ela minimiza os impactos ambientais gerados nos processos produtivos tradicionais. Além disso, deixa de ver o resíduo como um problema e passa a encará-lo como uma nova oportunidade de negócio”, esclarece o líder em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cetrel, Alexandre Machado.


Monitoramento do ar


A qualidade do ar na região do Rio Centro, onde acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, está sendo monitorada de perto e seus resultados serão atualizados a cada hora em um totem instalado no Parque dos Atletas. A Cetrel esta realizando esse monitoramento em que será possível identificar o comportamento dos poluentes na área e, assim, contribuir com mais subsídios para as discussões em pauta durante o evento.


A tecnologia está no Parque dos Atletas e fica ativa até 24 de junho, quando do encerramento das atividades. Serão divulgados dados sobre temperatura, umidade, radiação solar, poluentes atmosféricos e concentração de elementos químicos como Monóxido de Carbono (CO), Ozônio (O3), Óxidos Nitrogenados (NOx), Partículas Inaláveis (PI) e Dióxido de Enxofre (SO2), entre outros.
 


“O serviço de monitoramento do ar já é realidade nas principais cidades do mundo, um importante instrumento de controle de poluentes aos órgãos públicos e também à população, que fica mais consciente sobre as condições do ambiente. Apresentar esses dados durante um evento mundial em que serão discutidas alternativas sustentáveis para lidar com o crescimento econômico é mais uma forma de chamar a atenção de todos para a situação”, explica o gerente de Monitoramento da Cetrel, Eduardo Fontoura.
 


Ainda segundo Fontoura, essa prática, até então existente em poucas capitais do País, será um dos pré-requisitos para as cidades-sede da Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, um exemplo da necessidade de informar a população sobre a qualidade do ar. Atualmente, a Cetrel é responsável pela segunda maior rede automática de monitoramento do País. Opera 24 estações na região Metropolitana de Salvador, na Bahia, sendo 10 em Salvador, 10 estações localizadas no entorno do Polo Industrial de Camaçari e outras 4 na área de influência da Refinaria Landulpho Alves.    
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 5 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.