Meio ambiente

Cetesb e ANP firmam convênio para reformulação da gasolina

Ambiente Brasil
25/08/2004 03:00
Visualizações: 167
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), assinam nesta quarta-feira (25/08) convênio para desenvolver estudos para a reformulação da gasolina distribuída no País. O objetivo é promover a redução do teor de olefinas, que são os compostos químicos precursores da formação de ozônio na atmosfera.
As olefinas são hidrocarbonetos, com cadeias químicas duplas, que contribuem especialmente para a formação de ozônio de baixa atitude. A eliminação desse composto na gasolina constitui uma medida recomendada há mais de 30 anos pelos especialistas de todo o mundo em controle da poluição veicular.
O convênio prevê, ainda, estudos para a otimização do controle ambiental das atividades de armazenamento, distribuição e coleta seletiva de produtos derivados de petróleo. Estas medidas de controle indireto das emissões veiculares, atuando na melhoria da qualidade da gasolina e na gestão dos sistemas de estocagem e distribuição do combustível, deverão envolver as refinadoras de petróleo e distribuidoras de combustível, com benefícios que se refletirão sobre a saúde da população, especialmente dos que residem em regiões metropolitanas.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13