Petrobras

Centro de Simuladores de Navios usará tecnologia no treinamento de marítimos

Agência Petrobras
23/01/2015 09:36
Centro de Simuladores de Navios usará tecnologia no treinamento de marítimos Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 948

O Sistema Petrobras terá uma nova ferramenta para garantir ainda mais eficiência, qualidade e segurança ao transporte marítimo de sua produção. Entra em operação em fevereiro o Centro de Simuladores, conjunto de modernos equipamentos que elevará o nível de treinamento e qualificação dos profissionais que operam a frota da Transpetro, subsidiária de logística da Petrobras.

A ferramenta foi construída com tecnologia 100% brasileira, em parceria com a USP e o Cenpes. São oito simuladores de náutica e um de máquinas que permitem a comandantes, timoneiros e oficiais vivenciarem, de forma bastante realista, toda a operação de um navio. Os equipamentos são idênticos aos das embarcações e recriam ambientes externos muito parecidos com aqueles visualizados pelos tripulantes durante o trabalho, tanto em alto mar como durante manobras de entrada, atracação e saída de portos e terminais.

Com o Centro de Simuladores, a Transpetro parte do princípio de que é necessário ir além do investimento na construção de novos navios. É fundamental investir em tecnologia para capacitar e reciclar os profissionais que operam essas embarcações cada vez mais modernas.

Os equipamentos foram projetados a partir dos próprios navios da companhia, como os petroleiros Rômulo Almeida, João Cândido e Zumbi dos Palmares, três dos oito novos navios do Promef que já estão em operação. Desta forma, a atuação dos profissionais durante os exercícios fica muito próxima da realidade que encontram diariamente no mar.

Para as aulas, serão formados grupos de quatro alunos – um comandante, um timoneiro e dois oficiais. Uma psicóloga ficará responsável por aplicar a base teórica, utilizando como exemplos acidentes marítimos recentes, com o objetivo de envolver o grupo em um ambiente de anormalidade.

Em seguida, os alunos vão se deparar com situações de risco de baixa e alta complexidade que podem ser vivenciadas por tripulações no mar, como falha de equipamentos, tempestades e baixa visibilidade. As ações e reações do grupo durante os exercícios serão monitoradas em tempo real, por meio de câmeras, por uma equipe de profissionais que, em seguida, irá repassar aos alunos todos os pontos fortes e as oportunidades de melhoria observadas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.