Reconhecimento

Centro de Pesquisas da Petrobras ganha prêmio de construção sustentável

O projeto de ampliação do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) ganhou o prêmio Green Building Brasil na categoria obra pública sustentável. Como as premissas do projeto foram baseadas em ecoeficiência e sustentabilidade, um dos destaques é a Estação de Tratamento e Reúso de Águas, qu

Agência Petrobras
28/10/2011 12:05
Centro de Pesquisas da Petrobras ganha prêmio de construção sustentável Visualizações: 389
O projeto de ampliação do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) ganhou o prêmio Green Building Brasil na categoria obra pública sustentável. A premiação, entregue na quarta-feita (26), em São Paulo, reconhece iniciativas diferenciadas na construção civil sustentável.

O prêmio foi recebido pelo gerente geral da Petrobras José Alfredo Thomaz, que destacou a conquista e a busca da companhia pela sustentabilidade em seus projetos. “Esta premiação reconhece a política da Petrobras em atuar de forma sustentável, sempre preocupada com as questões ambientais em todas as esferas de atuação”, disse. A obra, cuja área construída ultrapassa 130.000 m2 está localizada na Cidade Universitária - Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. O arquiteto responsável pelo projeto, Siegbert Zanettini, também foi vencedor na categoria "Arquiteto Sustentável".

A organização não governamental Green Building Council Brasil (GBC Brasil) avaliou e apontou livremente três nomes para a disputa em cada uma das 10 categorias do prêmio. A escolha final dos vencedores foi feita por meio de votação popular através do site da GBC Brasil.


Projeto foi baseado em princípios de ecoeficiência e sustentabilidade

A Petrobras transformou o seu Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes), o maior da América Latina, em um dos mais expressivos complexos de pesquisa aplicada do mundo. Dentre suas instalações inovadoras, funciona o Núcleo de Visualização e Colaboração (NVC), onde foram criados ambientes para o desenvolvimento de projetos e pesquisas com simulação tridimensional, o que permite que cientistas e pesquisadores se sintam “imersos” dentro do modelo estudado. Além disso, a expansão conta com diversos laboratórios de pesquisas nos vários segmentos e áreas da indústria de petróleo e energia, incluindo um espaço exclusivo para estudos do pré-sal.

Como as premissas do projeto foram baseadas em ecoeficiência e sustentabilidade, um dos destaques é a Estação de Tratamento e Reúso de Águas, que tratará toda água proveniente da chuva (recolhida dos telhados e da pavimentação), resultando em aproveitamento de quase 100%, que reduz para cerca de 40% a utilização do sistema público.

Enfatizando estes conceitos, também ocorre aproveitamento de áreas de sombra e ventilação para menor consumo de energia elétrica e carga de ar condicionado. Não existe incidência direta de sol nos ambientes internos, pois os tetos possuem aberturas translúcidas e venezianas direcionais em cada dependência, com inclinação calculada para captação da luz solar e ventilação natural.

A maior parte da energia elétrica, água gelada, vapor e ar comprimido, além de vácuo e gases especiais, são produzidos por uma Central de Utilidades de última geração, que alimenta todo o complexo.

No mesmo espaço também foi construído um Centro Integrado de Processamento de Dados, projetado para atender às exigências de crescimento da Companhia na área de Tecnologia da Informação e aos mais elevados requisitos técnicos.

Vale ressaltar que as estruturas utilizadas na construção foram projetadas para não produzir resíduos, pois são de aço e com sistemas modulares previamente programados para não haver cortes e descartes. Eventuais sobras de materiais, como concreto e chapas, foram aproveitados na própria obra.

Dessa forma, a Petrobras reforça seu apoio para o futuro da indústria petrolífera, petroquímica e de energia do País, bem como o estímulo de uma nova mentalidade ecologicamente responsável, preservando recursos para o benefício das gerações futuras.


Sobre o Prêmio Green Building Brasil

Observando o desempenho e as perspectivas de crescimento do setor de construções sustentáveis no País, o GBC Brasil, organização não governamental responsável por fomentar essa indústria no país, promoveu o Prêmio Green Building Brasil com o objetivo de reconhecer indivíduos, empresas ou organizações do País por sua obra, produto, serviço, inovação ou liderança exemplar no setor.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20