Pesquisa

Cemig contrata estudo sobre gás na Bacia do Rio São Francisco

A Gas Energy, maior consultoria brasileira de gás, foi contratada pela Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) para elaborar um estudo que mapeará a oferta e os possíveis destinos para a comercialização de gás natural da porção mineira da Bacia do Rio São Francisco. O estudo fará um le

Redação
28/11/2011 18:27
Visualizações: 179
A Gas Energy, maior consultoria brasileira de gás, foi contratada pela Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) para elaborar um estudo que, em dois meses, mapeará a oferta e os possíveis destinos para a comercialização de gás natural da porção mineira da Bacia do Rio São Francisco - uma área equivalente a 25% do estado. O estudo fará um levantamento das atividades de exploração e produção na bacia e mostrará o estado geral das suas condições.

O trabalho incluirá ainda uma análise com as possibilidades de monetização do gás a partir de uma pesquisa sobre as cadeias produtivas que poderiam se instalar na região, que abrange mais de 100 municípios.

A Gas Energy desenvolverá trabalhos e produtos associados ao acompanhamento da exploração dos blocos da bacia. Seu escopo inclui relatórios de localização dos potenciais mercados consumidores de gás natural, mapa dinâmico em plataforma georreferenciada com informações estruturais e socioeconômicas da região, planilha para cálculo dos royalties e participações especiais, avaliação de custos de produção e preços de venda para o gás natural, entre outros temas.

Por meio desse levantamento será possível acompanhar cada um dos 39 lotes para que se tenha uma ideia mais precisa do volume de gás existente na região, além de saber em que estágio de exploração os lotes se encontram e fazer uma análise econômica. Em caso de confirmação de alto potencial, o próximo passo será identificar quais empresas podem utilizar esse gás. Para isso, o estudo também destacará as empresas que fazem uso intensivo de energia, como é o caso de produtoras de alumínio, em que o insumo representa 60% dos custos de produção.

A Cemig, em parceria com outras empresas, detém a concessão de quatro blocos exploratórios na Bacia do São Francisco. Esses blocos foram arrematados quando da realização da 10ª Rodada de Leilões da ANP, em dezembro/2008.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19