Qualificação

Cefet/RJ dá início às atividades letivas de sua nova unidade em Angra dos Reis

As aulas na unidade de Angra dos Reis do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet/RJ) começam nesta terça-feira (10), graças ao convênio estabelecido com a Prefeitura do Município e a Eletrobras Eletronuclear.

Redação
10/08/2010 12:43
Visualizações: 144
As aulas na unidade de Angra dos Reis do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet/RJ) começam nesta terça-feira (10), graças ao convênio estabelecido com a Prefeitura do Município e a Eletrobras Eletronuclear.


O Cefet-Angra dos Reis faz parte do Plano de Expansão de Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Estado. "A ideia é ampliar o acesso à educação de qualidade e suprir a demanda por profissionais bem formados. Para isso, os cursos possuem estreita relação com as especificidades locais, ou seja, terão sua atuação orientada para o aproveitamento do potencial de desenvolvimento da região e para a possibilidade de parcerias", explica o professor Miguel Badenes, diretor-geral do Cefet/RJ.


A Eletrobras Eletronuclear, por exemplo, investiu R$ 1 milhão 460 mil para a compra de livros e equipamentos para a Unidade. De acordo com o professor Badenes, existe, ainda, a intenção de promover cursos de qualificação profissional, ministrados pelos próprios professores da Unidade, em parceria com as empresas da região.


A aula inaugural do semestre será no próximo dia 25 de agosto. No entanto, a previsão de entrega de todo o complexo deve acontecer no final do ano, quando será realizada a inauguração formal da Unidade, com presença do Governo Federal e de autoridades e empresários da Costa Verde.


Em Angra dos Reis, para o segundo semestre de 2010, foram ofertadas 40 vagas no segmento da educação profissional técnica de nível médio para o curso de Mecânica. A duração é de três anos, sendo seis meses de estágio.


Quando em pleno funcionamento, o Cefet-Angra dos Reis oferecerá diferentes cursos que correspondem às características sócio-econômicas da região. Para 2011, quando o pólo estará completamente instalado, já está prevista a oferta do curso superior de Engenharia Mecânica. Também está em estudo a criação de um curso técnico de Petróleo e Gás. "A ideia é fazer uma verticalização do conhecimento, ou seja, oferecermos uma formação completa. O aluno cursaria, por exemplo, o curso técnico em Mecânica e, posteriormente, faria a graduação na mesma área", explica o professor Haroldo Pereira Gomes, gerente da Unidade de Angra.


Nesse primeiro momento, as vagas foram preenchidas por alunos da rede pública do Município, indicados pela Secretaria de Educação da Prefeitura, de acordo com o aproveitamento escolar. A partir do ano que vem, 50% das vagas serão destinadas aos estudantes de escolas públicas e a outra metade será preenchida através de concurso. No caso dos cursos de graduação, a seleção dos alunos será feita através de análise dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


As inscrições para o próximo ano letivo começam no dia 16 de agosto e a prova de seleção deve acontecer no dia 17 de outubro. Outras informações podem ser obtidas através do site: http://www.cefet-rj.br.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13